Cursos de Inglês 2024

Inscrições encerradas devido à quantidade de inscritos

O curso busca apresentar estratégias, ferramentas e dicas de leitura acadêmica em língua inglesa, instigando a prática ativa e crítica da leitura para que os alunos consigam desenvolver maior autonomia em sua vivência universitária.

Possui nível básico e será voltado para iniciantes. Das 100 vagas, 65 serão para alunos da graduação, 15 para alunos pós-graduação e 20 para funcionários da USP e o critério de seleção será ordem de inscrição. Será um curso online, autoinstrucional, ou seja, será ministrado por meio de vídeos e contará com atividades autodirigidas.

O curso foi estruturado em dois módulos que incluem 10 tópicos, que abordarão estratégias de pré-leitura,  leitura geral, leitura minuciosa e pós-leitura, entre outros temas relevantes. Os estudantes também serão convidados a aplicar os exercícios de cada tópico a um texto de sua área de interesse acadêmico, expondo como o conteúdo lhes foi útil, suas conquistas e limitações, atividade denominada implementation.

Bolsistas: Maria Cecília Maia Staniscia e Sofia Barral Lima Felipe da Silva

Supervisores: Rodrigo Garcia Rosa e Ana Paula Martinez Duboc

Esta quinta oficina da Série Learning to Learn (L2L), que tem por objetivo desenvolver a autonomia dos estudantes para lidarem com diferentes gêneros textuais do universo acadêmico, busca capacitar os participantes para criarem resumos acadêmicos em língua inglesa (abstracts), de modo a sintetizar suas pesquisas de modo estratégico e compreensível.

A oficina será presencial, na Sala 111 do Prédio de Letras (Av. Prof. Luciano Gualberto, 298-460 – Butantã, São Paulo – SP, 05508-010) e possui nível básico a intermediário, sendo voltada para iniciantes com alguma experiência prévia com o idioma.

Os estudantes aprenderão a estrutura básica, o léxico e algumas estruturas sintáticas comumente utilizadas no gênero textual abstract. Será discutido como ferramentas digitais podem ser utilizadas para auxiliar nessas produções, seja fornecendo vocabulário ou revisão textual e os alunos terão a oportunidade de compartilhar experiências de pesquisa e escrita em inglês, a fim de ampliarem seus conhecimentos e sua rede de contatos no âmbito acadêmico.

Bolsistas: Maria Cecília Maia Staniscia e Sofia Barral Lima Felipe da Silva

Supervisores: Rodrigo Garcia Rosa e Ana Paula Martinez Duboc

 

Esta quarta oficina da Série Learning to Learn (L2L), que tem por objetivo desenvolver a autonomia dos estudantes para lidarem com diferentes gêneros textuais do universo acadêmico, busca desenvolver a habilidade de preparar e realizar apresentações acadêmicas em inglês, por meio da aquisição de técnicas focadas nessa prática.

A oficina será presencial, na Sala 111 do Prédio de Letras (Av. Prof. Luciano Gualberto, 298-460 – Butantã, São Paulo – SP, 05508-010) e acolherá discentes com diferentes níveis de inglês, desde básico a avançado.

Com explicações teóricas e atividades práticas, a oficina trabalhará com a organização de ideias com coesão, aprimoramento da estruturação do discurso, uso de técnicas de escuta ativa e interação com o público, entre outras estratégias para uma entrega eficaz, incluindo o uso de linguagem corporal e storytelling.

Bolsistas: Maria Cecília Maia Staniscia e Sofia Barral Lima Felipe da Silva

Supervisores: Rodrigo Garcia Rosa e Ana Paula Martinez Duboc

 

Essa terceira oficina da Série Learning to Learn (L2L), que busca desenvolver a autonomia dos estudantes para lidarem com diferentes gêneros textuais do universo acadêmico, tem como objetivo expandir as habilidades dos participantes na leitura e redação de e-mails formais e informais em inglês.

A oficina será presencial, na Sala 164 do Prédio de Letras (Av. Prof. Luciano Gualberto, 298-460 – Butantã, São Paulo – SP, 05508-010) e acolherá discentes com qualquer nível de inglês.

Durante a oficina os partcipantes conhecerão as estruturas e características de e-mails formais e informais em inglês e aprenderão a identificar e a se adequar ao tom, à intenção e ao contexto da mensagem. Além disso, discutirão as principais diferenças de vocabulário pertinentes aos ambientes profissionais e acadêmicos, com atividades práticas de leitura, interpretação e redação de e-mails, baseados em cenários reais. 

Bolsistas: Maria Cecília Maia Staniscia e Sofia Barral Lima Felipe da Silva

Supervisores: Rodrigo Garcia Rosa e Ana Paula Martinez Duboc

Esta segunda oficina da Série Learning to Learn (L2L), que tem por objetivo desenvolver a autonomia dos estudantes para lidarem com diferentes gêneros textuais do universo acadêmico, foca no desenvolvimento de técnicas de escuta ativa e anotação, bem como no aprimoramento de habilidades de fala em inglês, especialmente em contextos de interação com uma audiência em ambientes acadêmicos.

A oficina será presencial, na Sala Multimídia da Casa de Cultura Japonesa (Av. Prof. Lineu Prestes, 159 – Butantã, São Paulo – SP, 05508-000) e é destinada a estudantes que tenham alguma experiência prévia com o idioma, por isso, para efetivar a inscrição na oficina será necessário responder a um breve formulário para confirmar se o aluno está apto a participar.

Durante a oficina serão abordadas estratégias de escuta ativa e tomada de notas em contextos acadêmicos, focando na identificação de informações essenciais e síntese de ideias principais. Os participantes desenvolverão técnicas de interação com a audiência, formulando perguntas e respostas claras e participando de discussões acadêmicas.

Bolsistas: Maria Cecília Maia Staniscia e Sofia Barral Lima Felipe da Silva

Supervisores: Rodrigo Garcia Rosa e Ana Paula Martinez Duboc

A Série Learning to Learn (L2L) tem por objetivo desenvolver a autonomia dos estudantes para lidarem com diferentes gêneros textuais do universo acadêmico. Este workshop, em particular, busca capacitar os participantes para criar currículos (CVs) profissionais em língua inglesa, claros e eficazes, que reflitam suas qualificações, experiências e objetivos direcionados para diferentes contextos acadêmicos e de trabalho. 

O workshop será presencial, na Sala 111 do Prédio da Letras (Av. Prof. Luciano Gualberto, 298-460 – Butantã, São Paulo – SP, 05508-010).

Durante o workshop, os participantes desenvolverão habilidades essenciais para estruturar seus CVs de forma estratégica, destacando suas qualificações, experiências e conquistas de maneira atraente e impactante. Ao final do curso, os participantes estarão aptos a  personalizar seus documentos, adaptando-os conforme as exigências específicas de cada oportunidade e, assim, aumentando suas chances de sucesso em processos seletivos e entrevistas.

Bolsistas: Maria Cecília Maia Staniscia e Sofia Barral Lima Felipe da Silva

Supervisores: Rodrigo Garcia Rosa e Ana Paula Martinez Duboc

Neste curso serão introduzidas algumas ferramentas e estratégias de leitura no intuito de fomentar uma leitura mais autônoma e crítica em seus processos de compreensão leitora de textos acadêmicos em inglês. Ao longo do curso, serão abordadas estratégias de pré-leitura, leitura e pós-leitura por meio de vídeos e de atividades autodirigidas.

As aulas serão oferecidas de maneira virtual, autoinstrucional e assíncrona com atividades pela plataforma Moodle USP.

Partindo do uso expressivo da língua inglesa na produção e divulgação científica e da potencialidade de sua aprendizagem para parcerias transnacionais envolvendo docentes, discentes e funcionários da USP e universidades estrangeiras em ações de internacionalização, este curso visa promover oportunidades de aprimoramento da habilidade de leitura, facilitando a compreensão leitora dos participantes. E é destinado para iniciantes, pessoas com pouca experiência prévia com o idioma. 

 

 Bolsistas PROIAD responsáveis: Maria Cecília Maia Staniscia e Sofia Barral Lima Felipe da Silva 

                                                                          Supervisores: Profa. Dra. Ana Paula Martinez Duboc

 e Prof. Dr. Rodrigo Garcia Rosa