XIV Seminário Internacional Sobre Leitura E Produção No Ensino Superior – SLEPES

Tema: O conhecimento é de todas as línguas

Data: de 20 a 21 de maio de 2024

Local: FES/Acatlán – UNAM

CIRCULAR

O Centro de Enseñanza de Idiomas da Facultad de Estudios Superiores Acatlán da Universidad Nacional Autónoma do México (CEI – FES Acatlán UNAM), através do seu Departamento de Portugués, tem o prazer de anunciar que será a sede da décima quarta edição do Seminário sobre Leitura e Produção no Ensino Superior: O conhecimento é de todas as línguas, a ser realizada nos dias 20, 21 e 22 de maio de 2024.

O SLEPES destina-se a refletir a respeito da leitura e escrita no ensino superior, tendo como base sempre a reflexão crítica sobre a produção acadêmica que tem sido divulgada pelos mais diferentes canais.

O evento teve início em 1999, por iniciativa da Associação Nacional de Pesquisa na Graduação em Letras, com o objetivo de convidar profissionais de todas as áreas do conhecimento a refletir sobre a natureza do que vem sendo divulgado pela universidade para a sociedade.

Trata-se, portanto, de um evento interdisciplinar e internacional cujo interesse se concentra na leitura, escrita e produção em todas as áreas e é destinado a professores e estudantes do ensino superior e a professores da educação básica.

O tema geral do XIV SLEPES é “O conhecimento é de todas as línguas”. Assim, serão aceitos trabalhos que se dediquem aos estudos de:

– Propostas de ensino de línguas como forma de proporcionar ao aluno do ensino superior, a participação na produção de conhecimento em qualquer área;

– Textos que apresentem contribuições importantes para o conhecimento nas mais diferentes línguas;

– Afirmações presentes em documentos oficiais, acadêmicos, midiáticos, literários, etc, que, voluntariamente ou não, diminuem a importância de diferentes línguas na produção do conhecimento.

Em todos os casos, busca-se refletir sobre o difícil momento em que um sujeito abandona sua dificuldade para escrever palavras que lhe sejam próprias, apoiando-se na reprodução do que já existe, e se autoriza a iniciar e a sustentar uma produção comprometida com a necessidade de fazer avançar o conhecimento.

Esperamos contar com a participação de todos os interessados no tema. Ao final de janeiro enviaremos todas as informações necessárias para a inscrição.

Informações importantes:

Inscrições e envio de resumos: Até 15 de fevereiro.

Os resumos serão aceitos em todas as línguas, acompanhados de tradução para o espanhol ou português

e-mail para contato e envio de resumos: 14slepes@gmail.com

Profa. Edna Cristina Gutiérrez López Comissão Organizadora – México Departamento de Portugués CEI – FES Acatlán, UNAM