Língua Chinesa e Inovação: Conexões entre língua, tecnologia e desenvolvimento científico

Descrição do curso

O curso buscou produzir uma prática de autonomia para pesquisar em línguas chinesas, bem como se comunicar com pesquisadores chineses, amenizando a barreira linguística para colaboração acadêmica, aliados com a sensibilização cultural e valorização da cooperação. Para isso, foram produzidas propostas de projetos de colaboração científica em português e chinês dedicados às áreas do conhecimento de cada aluno-pesquisador.

Responsáveis

Bolsista ministrante: Júlia Calipo Toth

Supervisor: Prof. Dr. Milan Puh

Relação de Alunos e Projetos

1) Cinema Macauense e Brasileiro: aproximações e tensionamentos de heranças coloniais

Resumo: O presente projeto tem como objetivo estabelecer aproximações e paralelos entre o cinema   brasileiro ao do de Macau, a fim de explicitar como ambos se relacionam com aspectos relacionados à colonialidade, seja simbólica ou temáticamente em suas produções. Pretende-se usar a pesquisa bibliográfica como método, além da colaboração com profissionais da área das artes, culturas e humanidades para compor o corpus da pesquisa.

Autor: Carlos Eduardo Santos Moreira da Silva (Aluno de graduação do curso de biblioteconomia da Escola de Comunicações e Artes -ECA)

2) Possível intercâmbio entre Esalq e Universidade de Macau – China

Resumo: A proposta é incentivar algum tipo de interação entre a China e, especificamente, a Esalq por meio da Universidade de Macau, aproveitando o fato da ex-colônia portuguesa ainda preservar falantes do português entre os seus habitantes e de fato existir um convênio entre a USP e essa universidade.

Autor: Paulo Jaoude (funcionário da Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz – ESALQ)

3) TraduSino: Tradutor Automático e Inteligente de Português-Chinês

Resumo: Este projeto tem como objetivo propor o desenvolvimento de um tradutor automático avançado e inteligente de português-chinês, a fim de facilitar a comunicação entre falantes de ambos os idiomas.

Autor: Diogo Castanho Emidio (Aluno do Instituto de Ciências Matemáticas e de  Computação (ICMC))

PDF

4) De Xian a Beijing – Uma viagem pela história da China através de suas Capitais Imperiais

Resumo: O Projeto propõe o desenvolvimento de um Site interativo, voltado ao ensino médio e interessados na cultura chinesa, para “didatização” da história da China.

Autor: Luciane dos Santos Machado (Aluna da Faculdade de Filosofia Letras e Ciências Humanas – FFLCH)

SLIDES

5) Diálogos Museológicos entre o Brasil e a China

Resumo: Esta proposta busca ampliar o diálogo entre profissionais que atuam em instituições museológicas no Brasil e na China, por meio do estabelecimento de projetos de cooperação científica e cultural que envolvam universidades, museus e organizações da sociedade civil.

Autor: Francisca Aida Barboza Figols (Chefe da Seção Técnica de Documentação e Informação do Museu de Arqueologia e Etnologia da USP – MAE)

6) Retomada dos Investimentos em Energia Nuclear: Um Estudo de Caso em Taiwan

Resumo: Esta pesquisa analisa a viabilidade e os impactos da retomada dos investimentos em energia nuclear em Taiwan. A energia nuclear é uma fonte de energia limpa e confiável, mas também apresenta riscos. A pesquisa deve considerar todos os aspectos envolvidos, positivos e negativos, para que a decisão de retomada dos investimentos seja tomada de forma informada e responsável.

Autor: Luana Gomes da Silva (Aluna da Escola Politécnica – POLI)

SLIDES