O curso Língua e Cultura Japonesa para Mobilidade Internacional (Ambientação e contextualização) – Módulo II foi voltado para estudantes da graduação e, do ponto de vista linguístico, iniciantes ou com um nível básico, aprovado até N4/N3 do Exame de Proficiência em Língua Japonesa (Noryokushiken).

Teve por objetivo introduzir informações culturais e linguísticas do nível básico a pré-intermediário, visando preparação para ações concretas no cotidiano universitário. Foram apresentadas ferramentas de tradução, de codificação e decodificação de kanji (caracteres ideográficos/logográficos e seus compostos) para aplicar em diversos gêneros textuais e atividades multimodais, o que possibilitou uma aproximação das práticas sociais, promovendo autonomia na aprendizagem contínua. Houve apoio por meio de videoaulas, atividades complementares com feedback, plantões de dúvida e fóruns de discussão. O curso foi ministrado à distância pelo Google Meet.

Bolsista PROIAD responsável: Johan Joyce Rebello Vital da Silva

Professor responsável: Leiko Matsubara Morales