- Sustentabilidade e Resiliência na Eng de Transportes. Diante dos desafios impostos pelas mudanças climáticas, a sustentabilidade e a resiliência emergem como conceitos fundamentais para a infraestrutura e os sistemas de transporte. Essa linha de pesquisa propõe abordagens inovadoras que conciliam a mitigação dos impactos ambientais com o fortalecimento da capacidade de adaptação da infraestrutura e operação de rodovias, ferrovias, aeroportos e do transporte nas cidades. O enfoque inclui o desenvolvimento de materiais avançados, a implementação de técnicas construtivas sustentáveis e a avaliação dos efeitos climáticos sobre a mobilidade urbana e interurbana. As estratégias propostas visam tornar os transportes mais eficientes, duráveis, resilientes e ambientalmente responsáveis, fundamentando-se em princípios científicos rigorosos e metodologias de avaliação robustas.
- Descarbonização e circularidade na seleção de materiais e projetos de infraestrutura de transportes.
- Utilização de resíduos e soluções ambientalmente sustentáveis em pavimentos. (Financiamento ANTT/CCR – Responsável Kamilla Vasconcelos Savasini)
- Reologia e química de ligantes asfálticos e bioligantes – ferramentas para a compreensão do comportamento mecânico, envelhecimento e deterioração dos revestimentos de pavimentos. (Financiamento FAPESP – Responsável Kamilla Vasconcelos Savasini)
- Estudo do comportamento mecânico e hidráulico de pavimentos de concreto permeáveis.
- Desempenho de pavimentos sob eventos de inundação e seus impactos no sistema de infraestrutura de transportes. (Financiamento CNPq – Responsável Kamilla Vasconcelos Savasini / Cassiano Augusto Isler)
- Estudo da redução de emissões de poluentes em misturas asfálticas para pavimentação.
- Roadmapping to resilient urban public transport systems in small and mid-sized cities. (Financiamento FAPESP – Responsável Cassiano Augusto Isler)
- Centro de Ciências de Dados Cidades Carbono Neutro. (Financiamento FAPESP – Responsável Liedi Légi Bariani Bernucci, Pesquisador Principal Cassiano Augusto Isler)
- Cidades, Sistemas de Transporte e Equidade. O sistema de transporte desempenha um papel fundamental nas cidades para garantir que todas as pessoas possam acessar as suas atividades cotidianas como trabalho, educação e lazer. Essa linha de pesquisa engloba temas como a modelagem da demanda e da oferta de transporte nas cidades; a interação do transporte com o uso do solo; o planejamento de transportes; a avaliação de políticas públicas de transporte; valores e atitudes determinantes do comportamento; economia dos transportes urbanos; sistemas de transporte público; acessibilidade e equidade.
- Análise e modelagem da mobilidade e acessibilidade.
- Modelos para análise comportamental.
- Avaliação de políticas públicas.
- Contribuição do ambiente construído para cidades sustentáveis: o papel do transporte (Financiamento bolsa PQ CNPq – Responsável Orlando Strambi).
- Redes no transporte coletivo urbano de passageiros.
- Desigualdades no transporte urbano. (Financiamento FAPESP – Responsável Mariana Giannotti)
- Mapeamento do acesso ao alimento para subsidiar políticas públicas de segurança alimentar e nutricional e de combate à fome nas cidades brasileiras. (Financiamento FAPESP – Responsável Mariana Giannotti)
- Avaliação de impacto da implantação de faixas de circulação dedicadas aos motociclistas (faixa azul) no município de São Paulo, por meio da incorporação de big data, imagens de drone e da aplicação de métodos de inferência causal. (Financiamento FUSP/Bloomberg Initiative for Global Road Safety- Responsável Mateus Humberto)
- Centro de Ciência de Dados para Estatísticas Públicas – CCDEP. (Financiamento FAPESP – Responsável no PPGET Mateus Humberto, Pesquisadores Mariana Giannotti)
- Logística, Sistemas de Transporte e Distribuição de Cargas. Planejamento de sistemas logísticos; planejamento e programação de frotas; desenvolvimento e aplicação de modelos para otimização, simulação e análise de sistemas de transportes; planejamento, projeto e operação de terminais de transportes.
- Localização e dimensionamento de terminais e centros de distribuição.
- Modelagem de problemas ferroviários.
- Modelagem e análise de sistemas logísticos e de transportes.
- Modelagem e análise do transporte aéreo.
- Roteirização e programação de veículos e tripulações.
- Transporte 4.0: Impactos na Logística e Mobilidade Urbanas. (Financiamento CNPq – Responsável Claudio Barbieri da Cunha)
- CT&I com Planejamento Otimizado em Nuvem para a Gestão e Apoio a Operação na Coleta de Resíduos Sólidos e Varrição. (Financiamento CNPq – Responsável Claudio Barbieri da Cunha)
- Modelagem em Planejamento de Transportes e Distribuição Urbana de Cargas. (Financiamento bolsa PQ CNPq – Responsável Claudio Barbieri da Cunha)
- Solução de Problemas Reais de Planejamento e Operação de Transportes e Logística através de Métodos Heurísticos de Otimização. (Financiamento CNPq – Responsável Claudio Barbieri da Cunha)
- Transporte Ferroviário: Esta linha de pesquisa trata tanto de aspectos relacionados à via permanente quanto à ferrovia de forma mais ampla, como análise de materiais e componentes aplicados ao pavimento ferroviário, avaliação do comportamento estrutural da via permanente, planejamento de sistemas ferroviários com enfoque na sustentabilidade e análise do comportamento individual na escolha de serviços ferroviários.
- Avaliação do Comportamento Mecânico de Vias Permanentes Ferroviárias.
- Cátedra Infraestrutura Ferroviária. (Financiamento Vale S.A. – Responsável Liedi Légi Bariani Bernucci)
- Determinação do Módulo Dinâmico de Via da Estrada de Ferro Vitória-Minas Considerando Dormentes de Aço e de Concreto com Foco na Correção Geométrica e Limpeza do Lastro. (Financiamento Vale S.A. – Responsável Liedi Légi Bariani Bernucci)
- Big Data Analytics Aplicado aos Parâmetros de Vagão Instrumentado e Carro Controle no Apoio da Gestão de Manutenção de Via Permanente. (Financiamento Vale S.A. – Responsável Liedi Légi Bariani Bernucci)
- Avaliação dos Procedimentos e da Eficiência do Método de Estabilização Dinâmica do Lastro da EFC. (Financiamento Vale S.A. – Responsável Liedi Légi Bariani Bernucci)
- Estudo de Reciclagem de Lastro Desguarnecido: Alternativas de Materiais para a Recapacitação de Sublastro por Meio de EGP na EFC para Aumento da Capacidade de Carga. (Financiamento Vale S.A. – Responsável Rosângela dos Santos Motta)
- Avaliação do uso de Coproduto de Mineração para Aplicação como Camada de Sublastro Ferroviário – Estudo na Estrada de Ferro Vitória Minas (EFVM). (Financiamento Vale S.A. – Responsável Rosângela dos Santos Motta)
- Avaliação do Pavimento Ferroviário da Estrada de Ferro Carajás (EFC): Correlação de Parâmetros Estruturais e de Geometria da Via Permanente para Apoio à Gestão de Manutenção. (Financiamento Vale S.A. – Responsável Rosângela dos Santos Motta)
- Modelagem de Problemas Ferroviários.
- MODERN – MOdelling DEmand for Railway Networks. (Financiamento FAPESP – Responsável Cassiano Augusto Isler)
- Materiais, Mecânica e Avaliação de Pavimentos. Essa linha de pesquisa visa investigar o comportamento dos pavimentos, contribuindo para soluções inovadoras e sustentáveis que prolongam a vida útil de pavimentos. O uso de solos tropicais em pavimentação, misturas asfálticas e suas aplicações; estabilização de solos; cimentos e concretos em pavimentação; agregados naturais e artificiais; avaliação de pavimentos aplicada a projeto de estrutura e de reforços estruturais; racionalização e desenvolvimento de critérios de dimensionamento de pavimentos.
- Análise do desempenho de pavimentos de concreto com armadura contínua. (Financiamento Votorantim Cimentos – Responsável José Tadeu Balbo)
- Estudo do comportamento mecânico e hidráulico de pavimentos de concreto permeáveis. (Financiamento FAPESP – Responsável José Tadeu Balbo)
- Avaliação não destrutiva de estruturas de pavimentos com emprego de tomografia ultrassônica de baixa frequência. (Financiamento BID Banco Interamericano de Desenvolvimento – Responsável José Tadeu Balbo)
- Emprego de concreto autonivelante na pavimentação urbana. (Financiamento CNPq – Responsável José Tadeu Balbo)
- Avaliação por desempenho de ligantes e misturas asfálticas. (Financimento ANTT/ARTERIS – Responsável Kamilla Vasconcelos Savasini)
- Avaliação de pavimentos e estudo de indicadores de desempenho de pavimentos rodoviários e urbanos.
- Dimensionamento e reabilitação de estruturas de pavimentos rodoviários e urbanos.
- Access 4 Future – Avaliação de Concreto Asfáltico para Emprego Futuro em Rodovias e Ferrovias. (Financiamento USP COFECUB – Responsável Rosângela dos Santos Motta)
- Segurança viária, Projetos e Operação de Vias de Transporte e ITS. Pesquisas associadas à segurança viária sob as perspectivas da infraestrutura e do planejamento de transportes. Aplicação de tecnologias de computação e telecomunicações no setor de transportes, visando mostrar – por simulação computacional – novas funcionalidades na operação do transporte público e do tráfego em geral.
- Segurança viária e uso de bicicletas compartilhadas na américa latina: estudo piloto utilizando sensores inteligentes embarcados.
- Características físicas, operacionais e de manutenção de sistemas viários.
- Características geométricas de rodovias e vias urbanas.
- Avaliação técnica e de durabilidade de sinalização horizontal de rodovias. (Financiamento ANTT/ARTERIS – Responsável Liedi Légi Bariani Bernucci)
- Relação das características geométricas e da superfície do pavimento com a segurança viária. (Financiamento ANTT/ARTERIS – Responsável Liedi Légi Bariani Bernucci)
- ITS na operação de sistemas de transportes urbanos em cidades inteligentes.
- ITS em modelos de concessão de infraestruturas de transportes interurbanos.
- Geodesia, Topografia e Cartografia. Posicionamento por satélite (GNSS) e outros sensores; redes ativas e passivas; estudo da ionosfera através do GNSS; monitoramento de estruturas de engenharia; superfícies de referência, modelos geoidais e monitoramento do nível médio do mar. Estabelecimento do referencial altimétrico e gravimétrico (IHRF-International Height Reference Frame e ITGRF-International Terrestrial Gravity Reference Frame) na América Latina; produção e controle de qualidade de bases cartográficas; aerofotogrametria por drone; sensoriamento remoto e cartografia digital aplicada ao transporte.
- Tecnologias para estimativa das emissões de gases causadores do efeito estufa (GEE) com uso do GNSS e outros sensores.
- Monitoramento de estruturas do sistema de transporte através de GNSS e outros sensores.
- Determinação de modelos geoidais: regional, nacional e continental.
- Referenciais (gravimétrico, altimétrico e planimétrico).
- Modelagem digital de terrenos e suas aplicações no transporte.
- Produção cartográfica e seu controle de qualidade aplicado ao transporte.