Durante as próximas duas semanas estaremos juntos aprendendo sobre a Terra, o Céu e o Universo. Esperamos muito que gostem!

Visando manter uma estrutura similar à que realizaríamos nas escolas, mas também pensando no potencial dessa nova modalidade, nos organizamos em 2 semanas, nas quais serão realizadas diversas atividades e experimentos simples, usando recursos que temos em nossas casas, explorando conceitos de Astronomia, Geofísica e Meteorologia. Como forma de incentivo, os alunos que completarem as tarefas propostas irão receber um certificado de Cientista Aprendiz!

A única ferramenta que usaremos para nossa comunicação será o Slack. Ele possui uma versão para navegador que é possível utilizar sem baixar nenhum aplicativo, no entanto, caso você queira uma versão facilitada (e até mesmo mais bonitinha) basta instalar a ferramenta em seus computadores ou celulares. É bem fácil! Para ajudar com a instalação e utilização da ferramenta siga as instruções do infográfico clicando aqui e se preferir, assista aos vídeos explicativos para celular ou computador:


 

Nossa comunicação será diária, de segunda à sexta. Todos os dias um jovem cientista (monitor) lhe enviará um desafio que lhe ocupará algo em torno de uma a duas horas para desenvolver. Alguns dias teremos um pouco mais e outros dias um pouco menos. Alguns de vocês poderão terminar mais rápido e outros precisarão de um pouco mais de tempo, e está tudo bem! O importante é aproveitar a jornada e respeitar o seu ritmo.

Para que vocês possam garantir o certificado de Cientista Aprendiz, é necessário que no final do curso seja produzido individualmente um painel que resuma algum assunto que mais lhe chamou atenção durante as duas semanas. O painel deverá ser postado até a sexta-feira da segunda semana e o link e informações mais detalhadas serão disponibilizados em nossa comunicação no Slack. Vocês estão livres para produzir da maneira que acharem mais interessante. Podem usar fotos, textos, desenhos, poesias, letra de música, ou seja qualquer maneira de se expressar. Qualquer dúvida, é só perguntar lá no Slack! Aqui vai um vídeo de instruções para como usar o mural colaborativo:

 

Ao longo dessas duas semanas vocês vão aprender muitas coisas novas. Mas não se preocupem em aprender tudo de uma só vez… também não se preocupem se não entenderem absolutamente tudo de uma aula. Está tudo bem! Apenas desfrutem do caminho e tentem aproveitar o que for possível, de forma leve, como uma brincadeira e sem muitas cobranças.

Você poderá escolher o melhor horário para desenvolver as tarefas. Escolha o que se encaixa melhor com a rotina de sua casa e de sua família. Mas, a cada tarefa cumprida, não deixe de ir lá no Slack para dividir com suas colegas de jornada. É assim que contabilizamos a sua frequência! O acompanhamento das atividades e a frequência para emissão do seu certificado será controlado através de sua participação no seu grupo de estudo com seus colegas, então não nos abandone!

É importante que vocês sejam os personagens principais ao longo desse caminho. Apesar de ter um jovem cientista sempre por perto, é importante que vocês tentem encontrar caminhos, dentro de seus grupos, para resolver os problemas e desafios propostos. Então, sempre que puder ajudar os colegas com alguma questão, ajude!

Nossa missão e grande desafio, ao longo das próximas semanas, será nos manter próximos apesar da distância. E contamos com vocês para isso.

Nas próximas semanas distribuiremos várias sementes de encantamento para vocês. As sementes estarão espalhadas por todos os lados… e esperamos que vocês encontrem essas sementes e que elas despertem em vocês o mesmo encantamento que temos por nosso trabalho e nossas áreas de pesquisa, as quais dedicamos a nossa existência.

Desejamos que vocês, em suas jornadas no futuro, consigam cultivar essas sementes e colher lindas flores e frutos.

Sejam muito bem-vindos ao Projeto Cecilia! Estão prontos para começar essa nossa jornada?