SEMINÁRIO 16 O patrimônio cultural  latinoamericano nas mídias : identidades, integração  e desenvolvimento

Coordenador 1:  Prof. Dr. Renato Braz Oliveira de Seixas (EACH/PROLAM-USP)
Coordenador 2: Prof. Dr. Pedro Ortiz (Faculdade Cásper Líbero e Centro Universitário Belas Artes)
Debatedora: Jornalista Giovana Rafaela Botti Resende (PROLAM/USP)

Resumo:

Uma das características mais marcantes na América Latina é a sua diversidade cultural. Por milênios e até a atualidade os povos da região narraram e continuam a narrar por si mesmos suas histórias e seu cotidiano por meio de mitos, lendas, artes, religiosidade, alimentação e tantas outras manifestações culturais. Essas narrativas dos latinoamericanos sobre si mesmos constituem valiosíssimo patrimônio cultural que evidencia sua tenaz resistência para preservar identidades e culturas locais em face das múltiplas dimensões da globalização contemporânea.  O patrimônio multicultural da América Latina constitui capital simbólico que pode viabilizar estratégias de desenvolvimento socioeconômico e de justiça social, especialmente se aproveitado no âmbito das chamadas Economia Criativa e Economia Colaborativa. Na contemporaneidade, este cenário é atravessado pelas novas lógicas de organização do capital. Se por um lado há concentração do poder para o controle e gestão de mídias, por outro lado o desenvolvimento das tecnologias de informação e comunicação possibilita que diferentes atores exerçam seu poder de mediação de significados sociais intertextuais e, assim, produzam suas próprias narrativas, polifônicas e polissêmicas, difundidas em novos arranjos produtivos, redes de articulação e novas formas de produção cultural. Nesse contexto, cada vez mais as mídias latinoamericanas têm dado espaço para que a diversidade desse capital simbólico seja conhecida e difundida em toda a região. Mitos, lendas e manifestações culturais dos povos da América Latina têm sido resgatados, atualizados, ressignificados e são matéria prima para produções no âmbito da Economia Criativa e Economia Colaborativa, gerando renda, desenvolvimento socioeconômico e sentimento de orgulho aos latinoamericanos. Quais são, então, os prognósticos dessa dinâmica?

Subtemas do Seminário de Pesquisa

  • Panorama da Economia Criativa na América Latina
  • Produções audiovisuais com temáticas latinoamericanas
  • As Televisões Públicas contemporâneas na América Latina
  • Panorama das políticas públicas de proteção ao patrimônio cultural latinoamericano
  • Novos protagonismos culturais e midiáticos na América Latina
  • Práticas culturais de grupos sociais subalternos em novos arranjos produtivos