USP capacitará servidores em curso de gestão de projetos científicos

O curso visa oferecer a pesquisadores e suas equipes treinamento para torná-los mais competentes em tarefas de gestão de pessoas, projetos de pesquisa e recursos financeiros.

Por Giovanna Lukesic Reis

Já está sendo realizado o primeiro módulo do curso de capacitação Gestão de Projetos Científicos, fruto de uma parceria entre a Escola Técnica e de Gestão da USP, a Pró-Reitoria de Pesquisa e a Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade em Ribeirão Preto (FEARP) da USP. “A pesquisa na USP se torna cada vez mais complexa: envolve a participação de diversos pesquisadores em diferentes níveis e os recursos para o financiamento são vultosos. Os pesquisadores e suas equipes, com raras exceções, não tem formação na gestão de pessoas, de projetos de pesquisa e de recursos financeiros. Este curso tem por objetivo oferecer aos pesquisadores e suas equipes treinamento para torná-los mais competentes nestas tarefas”, explica o Pró-Reitor de Pesquisa José Eduardo Krieger.

O curso surgiu da preocupação com a produção e divulgação científica por parte da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (Fapesp), que tem interesse em agilizar e tornar este último processo mais efetivo. O curso visa, portanto, capacitar os servidores USP de Centros de Pesquisa, Inovação e Difusão (Cepids) e de Escritórios de Apoio ao Gerenciamento de Projetos das unidades para auxiliar o pesquisador. As aulas, que começaram dia 1º de abril e vão até 6 de maio, são sempre às quartas-feiras no Auditório A da Superintendência de Tecnologia da Informação da USP, localizado ao lado do Prédio do Ciclo Básico na Escola Politécnica da USP.

Espera-se que a relação gestor/pesquisador melhore, permitindo a economia de tempo tanto do docente como do servidor. Pesquisadores, portanto, perderão menos tempo com prestação de contas e poderão se dedicar mais à pesquisa. “A demanda [pelo curso] vem de dentro da Universidade, dos pesquisadores e de fora, das Agências de Fomento, que exigem cada vez mais a profissionalização da pesquisa e de instrumentos institucionais que permitam aos pesquisadores focar na atividade fim, que é fazer pesquisa de alta qualidade”, comenta Krieger.

A capacitação será dividida em três módulos, sendo o primeiro organizado com base nas reivindicações dos próprios gestores. “Uma pesquisa foi feita e tabulada para saber o que eles queriam nessa formação”, conta a professora Cláudia Souza Passador, professora do Departamento de Administração da FEARP e coordenadora do curso, ao comentar sobre os seus conteúdos. Ela conta que a Pró-Reitoria de Pesquisa teve a iniciativa de procurar a Escola USP para que essas organizações fossem consultadas e, assim, a grade fosse montada.

Os assuntos que os gestores demandaram se refletem nos temas das aulas: gestão de pessoas, no dia 8; convênios e acordos, no dia 15; inovação e patentes, no dia 22; e gestão da informação, no dia 29. No último dia de curso, já em maio, haverá palestras sobre interfaces com as bibliotecas – o Sistema Integrado de Bibliotecas (SIBi) da USP -, sistema de gestão de convênios com a Pró-Reitoria de Pesquisa, o Centro de Tecnologia da Informação de São Paulo (CeTI-SP) e a Procuradoria Geral da USP e gestão de eventos. Haverá ainda, nesse dia, uma avaliação do curso.

Na abertura do curso, realizada pelo professor Guilherme Ary Plonski e pela professora Cláudia Passador no dia 1º de abril, foi realizada uma palestra, cujo tema foi Flexibilidade, Arte e Transformação – Visão sistêmica e gestão de projetos científicos. Na parte da tarde, os alunos fizeram uma visita guiada à exposição Olhares Cruzados no Museu de Arte Contemporânea da USP. A coordenadora acredita que, com isso, os gestores desenvolverão uma visão multidisciplinar enriquecida que contribuirá na hora de auxiliar na gestão.

Ainda segundo a professora Cláudia, hoje existem modalidades organizacionais que não dão conta da realidade e das exigências profissionais: especialistas em gestão financeira são incumbidos de organizar congressos e eventos, por exemplo. Com o curso, o gestor estará preparado para lidar com as demandas e dinâmicas do organismo em que está inserido, seja nos Núcleos de Apoio à Pesquisa (NAPs), Cepids ou escritórios de pesquisa.

O segundo módulo do curso será organizado pela Fapesp, que já costuma organizar cursos por meio da Pró-Reitoria de Pesquisa, e o terceiro consistirá numa discussão sobre gerenciamento de software para informação, em parceria com o Centro de Tecnologia da Informação de São Paulo (CeTI-SP).

Mais informações: www.usp.br/escolausp/?p=607