Biodiversidade internacional e o papel brasileiro é tema de evento na USP

Especialistas discutem o papel do Brasil na agenda mundial da conservação da biodiversidade.

Discutir formas de conciliar a conservação e o uso sustentável da biodiversidade é cada vez mais urgente em função das diversas pressões antrópicas, às quais se soma agora a das mudanças climáticas. O Brasil tem uma posição de destaque nesse cenário, seja pelas extensas áreas naturais e pela (mega) diversidade biológica que possui e pelas quais tem a responsabilidade de zelar, seja ainda por ter desempenhado papéis relevantes em diversas ocasiões no cenário internacional sobre o meio ambiente.

O painel “A agenda internacional da conservação da biodiversidade e o papel do Brasil”, oferece uma oportunidade ímpar para essa discussão com convidados de renome que nos oferecerão, como ponto de partida, uma atualização das agendas dos principais organismos internacionais, como a Convenção da Diversidade Biológica (CDB-ONU) e a Plataforma Intergovernamental em Biodiversidade e Serviços de Ecossistemas (IPBES-ONU).

Quais as implicações para o Brasil e que ações que se espera do país? Qual o papel da Universidade nesse contexto? Esses são alguns possíveis pontos a serem debatidos com pessoas de destaque no cenário internacional e nacional: o Secretário-Executivo da CDB, o coordenador do Programa Biota-Fapesp e membro do Painel de Especialistas do IPBES, e pesquisadores da USP com ampla atuação na área ambiental em diversas esferas, entre os quais dois ex-Reitores.

A Pró-Reitoria de Pesquisa da USP, o Núcleo de Pesquisa em Biodiversidade e Computação (BioComp), o Instituto de Estudos Avançados, e a Escola Politécnica, sentem-se honrados em trazer esse evento e contar com sua participação.

As vagas são limitadas e as inscrições podem ser feitas no site do evento.

Haverá transmissão por IPTV-USP no link: http://iptv.usp.br/portal/transmission.action?idItem=28175.

Mais informações: www.biocomp.org.br 

convite_biocomp (2) (1)