Arquivo Geral da USP sedia palestra Apuros de Pensar Museus

Palestra sobre atuação de intelectuais brasileiros na institucionalização do movimento modernista é gratuita e confere certificado aos participantes. É necessária inscrição prévia pela internet.

A contribuição de Sérgio Buarque de Holanda e Mário Pedrosa à institucionalização da arte é um dos aspectos menos estudados de sua atuação na cultura brasileira. Sérgio geriu o Museu Paulista e participou da fundação de diversas instituições da USP, entre elas o Museu de Arte Contemporânea (MAC), o Museu de Arte e Arqueologia (MAE) e o Instituto de Estudos Brasileiros (IEB). Mário dirigiu a VI Bienal, em 1961, geriu o Museu de Arte Moderna (MAM) de São Paulo e foi secretário geral do Conselho Nacional de Cultura em 1962, além de sua participação no projeto de inúmeros museus.

O tema será discutido por Renato de Andrade Maia Neto, doutor pela Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da USP, na palestra Apuros de Pensar Museus, às 10 horas do dia 13 de outubro no Arquivo Geral da USP (Rua Francisco dos Santos, 107, Cidade Universitária).

O evento é gratuito, as inscrições devem ser feitas através do site. Será concedido certificado aos participantes.