Startup ajuda a cotar preços de materiais de construção

Criado por alunos do campus de Ribeirão Preto, o site da startup Siote oferece a cotação em lojas da cidade (Agência USP de Notícias)

Criado por alunos do campus de Ribeirão Preto, o site da startup Siote oferece a cotação em lojas da cidade

Da Assessoria de Imprensa da FEARP

Alunos do curso de Administração da Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade de Ribeirão Preto (FEARP) da USP lançaram startup voltada ao mercado de construção. Com foco no segmento de materiais de acabamento, a startup Siote desenvolveu um facilitador de orçamento que possibilita ao consumidor cotar, gratuitamente, diversos produtos em mais de 30 lojas de Ribeirão Preto.

De acordo com seu sócio-fundador, Thiago Farina, a ideia de criar um facilitador de orçamento de materiais de acabamento surgiu quando os pais dele fizeram uma obra e tiveram muita dificuldade para encontrar produtos nas melhores condições. “Fiquei com a sensação de que poderíamos solucionar esse problema”, afirma.

Farina moldou sua ideia juntamente com os colegas de curso Matheus Carreira Jorge e Victor Mian Zucolotto, além do ex-aluno da Informática Biomédica da USP, Marcelo Alexandre. Durante cinco meses, os alunos ouviram cerca de 150 consumidores e 150 lojistas para saber quais eram as maiores dificuldades na hora de comprar e vender os materiais de construção.

“Quisemos criar uma solução para um problema comum, já que para realizar a cotação de preços gasta-se combustível, telefone e, principalmente, tempo”, explica Farina. Com a mentoria do professor do Departamento de Administração Paulo Miranda, os alunos criaram então a Siote.

Por meio do site www.siote.com.br, o consumidor pode realizar a cotação não apenas por preço, mas também por localidade, entre outros critérios de busca. “É importante ressaltar que não realizaremos vendas online. O site funcionará apenas como um customizador de orçamentos”, comenta Farina. “Ainda possuímos um serviço inovador que, caso o consumidor não encontre o produto que deseja no nosso site, ele nos avisa do que precisa e a equipe irá procurar, de graça, pelos produtos nas lojas da região”, complementa.

A expectativa é que até abril o facilitador reúna produtos de 50 lojas da região. Além disso, futuramente a startup deve expandir e agregar os produtos de materiais de construção no geral, não apenas acabamento, bem como implementar novas soluções no site, visando melhorias nos processos de construção ou reformas.

Mais informações: (16) 3315-0505

Publicação original em Agência USP de Notícias