Vaga de pós-doutorado em Genômica Populacional

Encontram-se abertas as inscrições para uma vaga de pós-doutorado (dois anos) em Genômica Populacional, na EACH

Encontram-se abertas as inscrições para uma vaga de pós-doutorado (dois anos) em Genômica Populacional, na Escola de Artes, Ciências e Humanidades da (EACH) da USP.

1. Informações gerais
1.1. Projeto temático: Sapindales: filogenia e diversificação na região neotropical (FAPESP: 14/18002-2)
1.2. Área do projeto: Genômica populacional
1.3. Pesquisadores principais: José Rubens Pirani e Pedro Dias
1.4. Supervisor para este projeto: Pedro Dias
1.5. Instituição/Departmento: Universidade de São Paulo / Escola de Artes, Ciências e Humanidades
1.6. Bolsa: R$ 6.819,30 por mês
1.7. Reserva técnica de bolsa: destina-se à utilização em atividades desenvolvidas pelo bolsista, estritamente relacionadas com o projeto de pesquisa da bolsa, no período de vigência da mesma. O valor adicional é equivalente a 15% do valor anual da bolsa.
1.8. Data limite para inscrição: 30 de abril de 2016
1.9. Divulgado: 11 de abril de 2015

2. Descrição do projeto: “Genômica populacional de Pilocarpus spp. (Rutaceae)”
O gênero Pilocarpus Vahl possui 17 espécies e sua distribuição é restrita à região neotropical. Economicamente, o gênero destaca-se por ser a única fonte natural do alcalóide pilocarpina, bastante utilizado pela indústria farmacêutica para o tratamento de glaucoma. Neste projeto serão estudadas as quatro espécies exploradas comercialmente e que também são estreitamente relacionadas: P. alatus, P. jaborandi, P. microphyllus and P. trachylophus. Este projeto fará uso das recentes tecnologias de sequenciamento desenvolvidas pela Illumina e pela Oxford Nanopore, assim como da técnica RAD-seq.

3. Atividades
A bolsa faz parte de um projeto de pesquisa financiado pela FAPESP (2014/18002-2), o qual possui como instituição-sede a Universidade de São Paulo, sobre a filogenia e a diversificação das Sapindales na região neotropical. As atividades a serem desenvolvidas incluem a manipulação de DNA (incluindo preparação e otimização de bibliotecas), o uso de programas para análise de qualidade das sequências, pipelines e scripts desenvolvidos por usuários (tanto em R como em Perl) e análises genômicas populacionais. O bolsista também ajudará com a orientação de alunos (especialmente pós-graduação) e na escrita de manuscritos e propostas para financiamento por agências de fomento. As atividades serão realizadas na Escola de Artes, Ciências e Humanidades da Universidade de São Paulo, São Paulo-SP, Brasil.

4. Requisitos
Para concorrer à vaga, o candidato precisa ter:
4.1.Título de doutor em Genômica/Genética/Bioinformática/Biologia Evolutiva ou áreas correlatas. O título não pode ter sido obtido há mais de dois anos da data limite para inscrição.
4.2. Publicação em genômica populacional de plantas e/ou filogeografia de plantas.
4.3. Experiência elevada em técnicas de biologia molecular usando diferentes tipos de marcadores em genética de populações de plantas;
4.4. Inglês fluente (fala e escrita) e disponibilidade para viajar para fora do país e desenvolver atividades em laboratório parceiros.
4.5. Compromentimento escrito de que nos primeiros 12 meses de bolsa adquirirá experiência com a preparação de bibliotecas para Illumina e Oxford Nanopore; manuseio de dados genômicos (treinamento prévio em montagem e anotação de genomas será considerado diferencial) e software (e.g., FastQC, IGV, SPAdes, STACKS); uso de scripts desenvolvidos por usuários (habilidades básicas de programação em, e.g., Perl, Python or R será um diferencial) e comandos básicos de shell. Linux é obrigatório.
4.6. Disponibilidade para iniciar as atividades tão logo a FAPESP aprove a seleção.

* É vetada a inscrição de candidatos aposentados

5. Critérios para seleção
Dentre os candidatos com inscrição aprovada, a seleção será feita de acordo com o mérito científico dos candidatos, a qualidade da tese de doutorado, habilidades pessoais, a intimidade do candidato com áreas de interesse para o projeto, habilidade de falar e escrever em inglês, habilidade analítica, criatividade, iniciativa, independência, trabalho em grupo e disposição para colaborações. Conhecimento de teorias e métodos relevantes (sequenciamento de nova geração, montagem de genoma e análises filo/biogeográficas serão considerados fortes diferenciais. Experiência com trabalho de campo será considerada como habilidade adicional.

Omissões neste edital serão resolvidas pelos pesquisadores principais do projeto temático, levando em conta as regras da FAPESP (http://www.fapesp.br/en/5427).

6. Mais informações
Por favor, contacte Pedro Dias (pdias@usp.br) ou José R. Pirani (pirani@usp.br)

7. A ser encaminhado para se candidatar (somente pdf)
7.1. Carta de intenção, com apresentação pessoal, de no máximo uma página A4, com as razões que fizeram você se inscrever;
7.2. Curriculum vitae com lista de publicações (por favor, inclua os links DOI);
7.3. Cópia de três publicações selecionadas. Cópia da tese de doutorado e do título de doutor ou ainda uma declaração com a data em que a tese será defendida (até 30 de junho de 2016)
7.4. Fornecer nomes de duas referências pessoais que possam emitir juízo sobre você (com endereços de e-mail)

Os interessados devem enviar sua documentação (para inscrição) por e-mail (em formato PDF) marcada com “FAPESP 2014/18002-2 – PD3 – population genomics” no campo assunto para pdias@usp.br e pirani@usp.br até o dia 30 de abril de 2016. A análise da documentação e a seleção serão realizadas no dia 1 de maio de 2016, mas é possível que a data limite seja estendida até que a vaga seja preenchida. A divulgação dos resultados só poderá ser feita após a aprovaçao da FAPESP.