HC recruta voluntários para pesquisas sobre TOC

O objetivo é entender o desenvolvimento de sintomas ansiosos em diversos transtornos psiquiátricos, e como as medicações agem no tratamento do TOC

Pacientes saudáveis

O Projeto Transtornos do espectro Obsessivo-Compulsivo (PROTOC) do Instituto de Psiquiatria do Hospital das Clínicas da USP (IPq-HCFMUSP) está realizando um estudo com voluntários saudáveis sobre a resposta de medo. O objetivo desse estudo é nos ajudar a entender porque algumas pessoas desenvolvem sintomas ansiosos que podem fazer parte de diversos transtornos psiquiátricos, inclusive do transtorno obsessivo-compulsivo.

Para participar como voluntário é preciso ter entre 18 e 65 anos e não ter história prévia de transtorno psiquiátrico. A participação ocorre em dois dias consecutivos e inclui entrevistas, coleta de sangue, exames de ressonância magnética de crânio e um experimento de medo condicionado. Para os dias de participação no estudo será fornecido comprovante de comparecimento e ajuda de custo para transporte e alimentação.

Para maiores informações, entrar em contato com a Dra Juliana Diniz pelo email julianadiniz@usp.br.

Pacientes com Transtorno Obsessivo-Compulsivo atualmente sem tratamento

O Projeto Transtornos do espectro Obsessivo-Compulsivo (PROTOC) do Instituto de Psiquiatria do Hospital das Clínicas (IPq-HCFMUSP) está realizando um estudo com pacientes com transtorno-obsessivo compulsivo (TOC) sobre a resposta de medo e ansiedade. O objetivo desse estudo é nos ajudar a entender como as medicações utilizadas no tratamento do TOC agem para promover a redução dos sintomas do TOC.

Para participar deste estudo é preciso ter entre 18 e 65 anos e diagnóstico de TOC sem tratamento psiquiátrico nos últimos 3 meses e aceitar realizar exame de ressonância magnética de crânio. Os pacientes que aceitarem participar irão iniciar tratamento com medicações comprovadamente eficazes para o TOC após avaliação por entrevistas, coleta de sangue e um experimento de medo condicionado. O experimento de medo condicionado será repetido ao longo do tratamento. Para os dias de participação no estudo será fornecido comprovante de comparecimento e ajuda de custo.

Para maiores informações, entrar em contato com a Dra Juliana Diniz pelo e-mail julianadiniz@usp.br