Estão abertas na Fapesp até 27 de outubro a submissão de propostas para a segunda chamada do Sprint – São Paulo Researchers in International Collaboration (www.fapesp.br/programas/sprint), uma estratégia de organização que consiste no anúncio simultâneo de oportunidades de colaboração internacional com diversos parceiros da Fapesp.
Além de promover o engajamento de pesquisadores vinculados a instituições de ensino superior e pesquisa no Estado de São Paulo com pesquisadores parceiros no exterior, o Sprint tem por objetivo contribuir para o planejamento mais conveniente para as submissões de propostas de mobilidade (seed funding).
Como resultado espera-se o avanço qualitativo nos projetos de pesquisa em andamento e também que os pesquisadores parceiros trabalhem cooperativamente visando à elaboração de projetos de pesquisa conjuntos de médio e longo prazo.
A chamada de propostas do Sprint considera as seguintes possibilidades de parceria: 1) propostas em parceria com pesquisador cuja instituição de vínculo tem acordo vigente com a Fapesp; 2) propostas em parceria com pesquisador cuja instituição de vínculo não tem acordo vigente com a Fapesp.
As oito instituições parceiras da Fapesp que participam dessa chamada são:
CNRS, França
CONICET, Argentina
Parceria G3 (Université de Montréal, Université Libre de Bruxelles e Université de Genève)
Queen’s University of Belfast, Reino Unido
Stellenbosch University, África do Sul
University of Surrey, Reino Unido
University of York, Reino Unido
University of Warwick, Reino Unido
A Fapesp concederá, para as solicitações aprovadas, recursos para viagens (passagens), seguro saúde e diárias para manutenção de pesquisadores do Estado de São Paulo em missão científica no país parceiro.
A chamada de propostas do Sprint está publicada em: www.fapesp.br/8789.