Grupo de trabalho- Animais Geneticamente Modificados
Em 2019 a coordenação da Rede de Biotérios da Universidade de São Paulo, iniciou um levantamento de linhagens de animais geneticamente modificados distribuídos nas diferentes instalações da Universidade. A partir do material recebido, decidimos criar um repositório de linhagens de animais geneticamente modificados na USP, como um catálogo que possa ser utilizado por todos os pesquisadores que buscam modelos experimentais.
Essa iniciativa irá promover uma maior integração entre os pesquisadores da USP, facilitar a colaboração, e sobretudo, garantir a qualidade dos modelos de experimentação em animais, uma vez que estão sendo coletadas as informações essenciais sobre genótipo, fenótipo, fonte, acordos de utilização e controle genético.
Como parte desta iniciativa, a Rede de Biotérios está organizando os laboratórios que farão o controle genético no ICB e na FMRP para a certificação das linhagens adicionadas ao repositório, garantindo a qualidade e a reprodutibilidade dos resultados experimentais. A genotipagem terá apoio da PRP USP (estagiários), do CEFAP ICB (equipamento) e da Thermo Fisher (insumos), conforme solicitações específicas e regras de compliance. Em termos de logística, estamos cientes de que parte das linhagens tem MTA e dessa forma, o contato para qualquer interação, será sempre com o docente responsável.
Membros do Grupo de Trabalho:
Profa. Dra. Patrícia Gama – Coordenadora
Profa. Dra. Alline Cristina de Campos
Prof. Dr. Bruno Cogliati
Profa. Dra. Denise Morais da Fonseca
Profa. Dra. Katiuchia Sales
Dr. Christian Albert Merckel
Ofício Circ.PRPI/CRB 002/2024 -Política de uso de camundongos geneticamente modificados USP
Clique aqui para entrar no Repositório de Camundongos Geneticamente Modificados da USP
Ofício Circ.PRPI/CRB 003/2024 – Formulário para inclusão de linhagens de camundongos geneticamente modificados – PRAZO: 21/06/2024.