Inteligência Artificial Aplicada ao Planejamento da Supressão de Incêndios Florestais

Projeto Acadêmico (Mestrado), Mauro Rebelo Barros.

Resumo: O projeto de pesquisa representa uma colaboração internacional entre pesquisadores da École Supérieure de Commerce de Paris – ESCP e da Universidade do Minho com os pesquisadores da Poli-USP.

A pesquisa aborda a complexidade da alocação de recursos para o combate a incêndios florestais, focando especialmente na localização das bases dos times de combate a incêndio especializados em ambientes florestais. O objetivo é maximizar a eficiência e minimizar os impactos causados pelo fogo após sua ignição. O cenário de estudo abrange a província de Alberta, no Canadá.

O enfoque do projeto se dá pela na aplicação de modelos de otimização para o ganho de eficiência na alocação de recursos de combate a incêndios florestais na província de Alberta, Canadá. Para isso será feita uma integração de técnicas de modelagem matemática e um intenso uso de dados, aliados a conhecimentos específicos do campo da classificação do risco de incêndios. Essa abordagem visa aprimorar a precisão dos parâmetros essenciais à otimização, proporcionando uma modelagem mais realista.