Avaliação do potencial de utilização de HVO produzido a partir de OCU nos modais Aquaviário, Rodoviário e Ferroviário.

No limiar de uma era marcada pela urgência climática e pela busca por práticas sustentáveis, o setor de transportes enfrenta o desafio de se adaptar a soluções energéticas que reduzam significativamente as emissões de gases de efeito estufa e outros poluentes. Neste contexto, o Óleo Vegetal Hidrotratado (HVO), derivado de Óleo de Cozinha Usado (UCO), apresenta-se como uma alternativa promissora, capaz de oferecer uma rota sustentável e eficaz para a transição energética nos transportes Aquaviário, Rodoviário e Ferroviário. O consumo de óleo de cozinha é estimado em 3 bilhões de litros e menos de 5% deste consumo foi reciclado em 2023 para a produção de biodiesel. Uma simulação baseada nos serviços de Cabotagem Conteinerizada no Brasil indica uma demanda de 530.2 milhões de litros de HVO para substituir os combustíveis marítimos MDO e VLSFO atualmente utilizados. Esta demanda de HVO pode ser atendida com a reciclagem de 17,7% do UCO.
O presente White Paper delineia a proposta de uma parceria estratégica entre empresas de Transportes e o RouteLab da Universidade de São Paulo (USP), visando explorar o potencial do HVO como um substituto aos combustíveis convencionais, alinhando-se às metas globais de sustentabilidade e às exigências regulatórias crescentes.

White Paper – HVO a partir do UCO