Saiba mais

INSPIRE: sete estratégias para pôr fim à violência contra crianças

É um pacote de medidas técnicas, elaboradas a partir da melhor evidência científica disponível, dirigidas a todos os que estão empenhados em prevenir e enfrentar a violência contra crianças e adolescentes — do governo aos cidadãos comuns, na sociedade civil ou no setor privado. Os links abaixo contém a descrição das três publicações disponíveis.

 

Esta é a publicação principal da iniciativa Inspire. Contém todas as estratégias e é a porta de entrada para a compreensão da abordagem. Até o momento é a única das publicações disponível em língua portuguesa.

– Língua: português, traduzido por NEV/USP
 – Autoria: OMS, OPAS, Unicef, CDC, Banco Mundial
– Ano: 2018 [edição em inglês: 2016]

O manual do INSPIRE: a ação para implementar as sete estratégias para acabar com a violência contra crianças explica em detalhes como escolher e implementar intervenções que se ajustem a necessidades e contexto específicos. 

– Língua: Inglês ou espanhol
– Autoria: OMS
Baixar o pdf em inglês
Baixar o pdf em espanhol

A Estrutura desta publicação foi projetada para ajudar governos e ONGs a monitorar o progresso e acompanhar as mudanças ao longo do tempo, à medida que implementam estratégias INSPIRE para prevenir e responder à violência contra crianças. Ele inclui um conjunto de indicadores principais e orientações detalhadas sobre como definir e medir esses indicadores para monitorar as mudanças e ao longo do tempo.

– Língua: Inglês
– Autoria: Unicef
Baixar o pdf em inglês

School-based violence prevention

Um manual prático para profissionais e gestores da educação sobre como as escolas podem incorporar a prevenção da violência em suas atividades rotineiras na interação com as crianças, pais e membros da comunidade.

– Língua: Inglês
– Autoria: Organização Mundial de Saúde | Ano: 2019
– Baixar pdf em inglês

Prevenindo a violência à violência juvenil: um panorama das evidências

Uma revisão do que se conhece sobre a prevalência e consequências da violência praticada por jovens, fatores de risco e sobre a eficácia de programas de prevenção. O conteúdo deste manual é relevante para vários setores, como ministérios responsáveis pela promoção de serviços nas áreas da saúde, do direito e dos serviços sociais, bem como os setores da educação e da justiça criminal. 

– Língua: português, traduzido pelo Núcleo de Estudos da Violência da USP
 – Autoria: OMS | Ano: 2016 [em inglês: 2015]
 Baixar Pdf 

Violência escolar e bullying: relatório sobre a situação mundial

O relatório foi elaborado com o objetivo de fornecer um panorama dos dados mais recentes disponíveis sobre a natureza, a abrangência e o impacto da violência escolar e do bullying, bem como sobre as iniciativas que abordam o problema.

– Língua: português
– Autoria: UNESCO e Instituto de Prevenção à Violência Escolar da Universidade de Mulheres Ewha | Ano: 2019 [em inglês: 2017]– Baixar Pdf

Linha de Cuidado para a Saúde na Adolescência e Juventude para o Sistema Único de Saúde no Estado de São Paulo

O documento visa a apresentar informações sobre o cuidado com a saúde de adolescentes e jovens no Estado de São Paulo, a fim de contribuir para a implementação de uma linha de cuidados.

– Língua: português
– Autoria: Centro de Saúde Escola Samuel Barnsley Pessoa FMUSP, Secretaria de Estado da Saúde de SP,  CEBRAP e outros. | Ano: 2018
Clique para acessar a publicação no site oficial

Guia alimentar para a população brasileira

Tendo por pressupostos os direitos à saúde e à alimentação adequada e saudável, o guia é um documento oficial que aborda os princípios e as recomendações de uma alimentação adequada e saudável para a população brasileira.

– Língua: português
– Autoria: Ministério da Saúde, Secretaria de Atenção à Saúde | Ano: 2014
– Baixar pdf

Comer bem e melhor, juntos

É uma publicação que reúne informações, dicas, sugestões de atividades e referências de conteúdos para promover a alimentação saudável entre adolescentes a partir de suas vivências familiares e comunitárias. 

– Língua: português
– Autoria: Unicef | Ano: 2019
– Baixar pdf