USP Sustentabilidade Universidade de São Paulo
FacebookTwitterGoogle PlusYoutube
14/08/2018

17/08 Amanda Cseh

Nesta sexta-feira daremos início aos Seminários de Pesquisa em Sustentabilidade do 2º semestre!

Trata-se de uma oportunidade de apresentarem seus trabalhos aos colegas do Programa, propiciando um ambiente de discussão e aprendizado. Para aqueles que estão próximos da qualificação ou defesa, contribui muito para a preparação da apresentação e ajustes do trabalho. As sugestões, observações e questionamentos dos professores e colegas presentes tornam-se elementos construtivos para os pesquisadores e para o projeto.

Para começar, no dia 17 de agosto, teremos o seminário da mestranda Amanda Cseh, orientada da Prof. Dr. Sylmara Lopes Francelino Gonçalves Dias, com a apresentação: “Mapeamento do Campo da Gestão de Resíduos Orgânicos na cidade de São Paulo”.

O encontro ocorrerá n​a sala T.01 do Bloco M1 a partir das 13h. E agora teremos a colaboração da Amanda Camilo e da prof. Wânia.

Resumo:

Este estudo tem por questão norteadora “como a gestão da fração orgânica dos RSU está estruturada na cidade de São Paulo à luz da abordagem de campos?” Assim, buscou-se compreender o estágio de estruturação da gestão de resíduos orgânicos na cidade de São Paulo. Onde, se pretendeu (a) coletar informações sobre programas e projetos na cidade; (b) mapear os atores e suas posições no campo, (c) identificar as instituições e o estado atual do campo da gestão de resíduos orgânicos; (d) identificar a tendência de reprodução ou transformação das instituições deste campo. O estudo utilizou a perspectiva de Campos de Ação Estratégica através de um estudo exploratório e qualitativo, e como método, o estudo de caso. Entrevistas semiestruturadas foram utilizadas para levantamento de dados primários. E análise documental para levantamento de dados secundários. Os atores relacionados com a gestão de resíduos orgânicos na cidade foram elencados e suas posições foram mapeadas. Além disso, foi possível identificar que a gestão de resíduos orgânicos se configura como um campo emergente. Houve também um esforço para identificar as instituições vigentes nesse campo, bem como identificar possíveis períodos de crises ou reprodução do campo. O estudo contribui com a gestão municipal de resíduos orgânicos, indicando a situação atual e as alternativas para seu manejo.

Contamos com a presença de vocês!