Tese desenvolvida na EACH recebe Menção Honrosa no Prêmio CAPES de Tese Edição 2021
A tese “Geração de energia em uma nova célula a combustível microbiana: caracterização e dinâmica de comunidades microbianas utilizando matéria orgânica e amônia como doadores de elétrons”, de autoria de Vitor Cano, recebeu menção honrosa do Prêmio CAPES de Tese Edição 2021.
Com a orientação do professor Marcelo Antunes Nolasco, o trabalho foi desenvolvido no Programa de Pós-Graduação em Sustentabilidade, com período sanduíche na Columbia University e bolsa de doutorado da CAPES.
A tese apresenta uma nova configuração de célula eletrogeradora microbiana, que foi desenvolvida para gerar energia a partir de efluentes agroindustriais. A abordagem interdisciplinar – combinando biologia molecular, eletroquímica, bioquímica, engenharia química e ciência ambiental – aplicada nessa pesquisa permitiu novos avanços em processos bioeletroquímicos que dificilmente seriam obtidos numa investigação disciplinar.
Os resultados têm potencial impacto positivo na sociedade, na medida em que a nova tecnologia desenvolvida na tese pode contribuir para viabilizar políticas públicas socioambientais com ganhos múltiplos, que permitiriam associar avanços no saneamento básico, uma demanda histórica no Brasil, com a geração de energia elétrica a partir de efluentes e também demonstram a viabilidade de uma nova tecnologia para geração de energia limpa e renovável combinada com tratamento de compostos orgânicos e inorgânicos em águas residuárias. É também um resultado promissor o uso de eletrodos de baixo custo para o processo de geração de energia.
Saiba mais sobre o Prêmio CAPES de Tese 2021
(texto publicado originalmente em: http://www5.each.usp.br/premios/tese-desenvolvida-na-each-recebe-o-premio-capes-de-tese-edicao-2021/)