Danilo Restaino Freire de Sá
Fábio Parno Willy
Fernanda Oliveira da Silva
José Pedro de Queiroz
Petrônio Igor Oliveira
Welington Pereira
Resumo: O Podcast Vozes Essenciais foi originalmente pensado para as disciplinas de Práticas Laboratoriais em Multimídia e Atividades Teórico-Práticas de Aprofundamento I, com a proposta de contar as histórias de trabalhadores essenciais que tiveram que se organizar para manter direitos durante a pandemia do coronavírus. Para tanto, produzimos um episódio entrevistando uma das coordenadoras do Sindicato dos Metroviários de São Paulo.
Nessa entrevista, emergiu o tema da apropriação da tecnologia para possibilitar a organização desses trabalhadores. Entretanto, o formato de entrega do episódio nessas disciplinas não nos permitiu abordar o assunto. Acabamos ficando com esse material guardado, e guardada também ficou a vontade de dar continuidade ao que havíamos iniciado.
Por isso, quando surgiu a oportunidade, por meio da proposta de uma ação educomunicativa, continuamos o nosso projeto na disciplina de Tecnologias da Comunicação na Sociedade Contemporânea, criando mais três episódios. O primeiro retomou a mobilização dos metroviários com foco nos usos de tecnologias digitais para organizar a categoria em tempos de distanciamento social, também tocando na formulação de pautas e comunicação da categoria com a população. Nele trouxemos mais uma convidada, que é diretora do sindicato e socióloga, para ampliar a discussão sobre esses temas.
No segundo, entrevistamos três estudantes da ECA para ouvir sobre educação remota, vivências e tecnologias. Eles nos falaram da transição do ensino presencial para o remoto, dos aspectos positivos e negativos de estudar on-line, da utilização das ferramentas digitais durante o processo, da recepção na universidade no contexto atual e de suas expectativas para um provável retorno à cidade universitária.
Já no terceiro episódio, como forma de refletir nossas experiências com os temas trabalhados, traçamos rotas pelas conexões criadas durante a realização destes trabalhos, ligando-as às redes em que nos inserimos. Sendo assim, parte dos integrantes do nosso grupo compartilhou, através de depoimentos, como se apropriaram da tecnologia para dar andamento aos seus estudos e suas rotinas de trabalho durante a pandemia.
Palavras-chave: Tecnologias, Comunicação, Educação, Pandemia, Trabalhadores Essenciais