Aline Amaral Lima
Allan Matos de Souza
Resumo: O presente trabalho é uma proposta de um projeto de intervenção educomunicativa focado em educação para a comunicação. É sobretudo uma tentativa de capacitar os leitores para a prática da comunicação dialógica, ética e saudável, usando tecnologias, no caso o Instagram. Assim, o projeto “Desconstruindo as redes sociais: Instagram” é uma cartilha que se propõe a educar professores, alunos e pessoas interessadas no tema para o uso ético e crítico da rede social Instagram. Queremos incentivar o conhecimento da plataforma porque acredita-se que os usuários poderão fazer uma leitura crítica da rede social, tanto na criação de conteúdo como no consumo, e, desta maneira, se aproveitar das benesses trazidas por ela.
Para trabalhar de forma detalhada cada aspecto da rede social, o trabalho foi dividido em três eixos: Como Consumir no Instagram; Como Produzir no Instagram e Como se Comunicar. Cada vertente traz um olhar crítico sobre cada papel que o Instagram tem na vida cotidiana e ensina qual é a melhor forma de potencializar esse uso.
O trabalho buscou trazer uma linguagem acessível, informações e instruções claras e objetivas de como seria o uso correto da rede social em questão. Além disso, usa-se exemplos visuais e audiovisuais para ampliar a experiência e o entendimento sobre os tópicos.
Palavras-chave: Produção de conteúdo, Consumo, Exaustão Mental, Ética, Diálogo, Engajamento