Site da USP
FacebookTwitter
07/06/2016

Palestras no AG – Vida e Arte na Coleção Clara e Edward Steuermann

O Arquivo Geral da USP e a Associação de Arquivistas de São Paulo têm o prazer de convidar para a palestra

VIDA E ARTE NA COLEÇÃO CLARA E EDWARD STEUERMANN
com o Prof. Dr. Amilcar Zani Netto e a Profa. Dra. Heloisa Zani

É inegável o papel que a Segunda Escola de Viena teve não apenas na mudança dos padrões e da linguagem musical dos século XX e XXI, mas também na influência que exerceu em toda a produção musical do Ocidente. Qualquer pessoa que se aproxime dessa nova estética musical se depara com uma espécie de “santíssima trindade” formada por seu criador, Arnold Schoenberg, e seus discípulos, Anton Webern e Alan Berg, nomes ligados à Sociedade de Execuções Musicais Privadas de Viena.

Mas há um quarto elemento, tão ou mais importante, que até hoje permanece nas sombras, e que desempenhou um papel determinante para seu desenvolvimento e divulgação: Edward Steuermann, pianista, compositor e professor. A palestra trata do projeto acerca da Coleção Steuermann, que compreende os materiais contidos na Coleção Clara e Edward Steuermann, mantida pela Divisão de Música da Biblioteca do Congresso, em Washington, DC, e que busca também divulgar os materiais doados aos pesquisadores pela filha do casal, Rachel Steuermann: fotografias, filmes em super-8 e gravações, disponibilizados no site www.projetosteuermann.usp.br.

Sobre os palestrantes: Docentes do Departamento de Música da Escola de Comunicações e Artes da Universidade de São Paulo nos cursos de graduação e pós-graduação. Em suas pesquisas, estudos e performances, abordam a produção musical dos séculos XIX, XX e XXI. Nos últimos três anos, têm-se dedicado à pesquisa e à divulgação do projeto “Vida e Arte na Coleção Clara e Edward Steuermann”, que aborda as atividades da Segunda Escola de Viena.

As inscrições são gratuitas, e deverão ser feitas somente pelo site da ARQ-SP: http://www.arqsp.org.br

23 de junho 2016 das 14:00 às 16h00

no Arquivo Geral da Universidade de São Paulo