Site da USP
Arquivo Geral da USP
FacebookTwitter
09/08/2016

Palestras no AG – A Tecidoteca da Escola de Artes, Ciências e Humanidades da USP

O Arquivo Geral da USP e a Associação de Arquivistas de São Paulo têm o prazer de convidar para a palestra

A TECIDOTECA DA ESCOLA DE ARTES, CIÊNCIAS E HUMANIDADES DA USP
Analúcia dos Santos Viviani Recine
(Escola de Artes, Ciências e Humanidades da USP)

O tema trata da iniciativa da Biblioteca da Escola de Artes, Ciências e Humanidades (EACH) da USP, que implantou uma coleção de produtos e suprimentos das indústrias têxteis e de confecção para servir de subsídio ao ensino e à pesquisa dos alunos do curso de Têxtil e Moda daquela Escola. A coleção é formada por bandeiras têxteis e catálogos de tecidos, aviamentos, roupas e beneficiamento têxtil. O projeto compreende a coleta, o armazenamento, a conservação, a catalogação e a divulgação do acervo em base de dados de livre acesso. Para a concretização desse projeto foi necessário reunir esforços tanto de pesquisadores do curso de têxtil e Moda quanto da equipe da Biblioteca da EACH.

Sobre a palestrante: Formou-se em Biblioteconomia e Documentação pela ECA-USP em 1987. Trabalhou nesta Escola desde a sua formatura até 2008, desenvolvendo atividades de atendimento ao público e tratamento da informação de partituras musicais, discos, filmes, histórias em quadrinhos e catálogos de exposição de arte. Entre 2005 e 2007, trabalhou na coordenação técnica do Grupo de Pesquisas Arquivo Miroel Silveira, atualmente incorporado ao Observatório em Comunicação, Liberdade de Expressão e Censura (OBCOM). Desde 2008, atua como bibliotecária de referência na EACH-USP. Também é responsável pela organização da Tecidoteca que está sendo estruturada para servir de apoio didático ao curso de Têxtil e Moda.

30 de agosto de 2016 das 10:00 às 12:30

no Arquivo Geral da Universidade de São Paulo