Site da USP
Arquivo Geral da USP
FacebookTwitter
17/10/2016

“A história da Universidade de São Paulo e a contratação de seus primeiros docentes”

O Arquivo Geral da USP em parceria com Arquivo Público do Estado de São Paulo (APESP) promoveram no dia 29 de setembro a conferência “A história da Universidade de São Paulo e a contratação de seus primeiros docentes – contextualizando documentos”, na qual foram apresentados os livros de contrato de professores estrangeiros e nacionais no período de formação da Universidade, as atividades técnicas e o papel dos arquivos das instituições, promovendo o estímulo à pesquisa.

A mesa de abertura do evento foi composta pelo vice-reitor da Universidade de São Paulo, Prof. Dr. Vahan Agopyan, o diretor do APESP Fernando Padula, o coordenador da Coordenadoria de Administração Geral da USP (CODAGE) Prof. Dr. Marcelo Dottori, a chefe técnica do Arquivo Geral da USP, Bárbara Julia Menezello Leitão, a supervisora técnica de gestão documental do AG-USP Lilian Miranda Bezerra e o diretor do Centro de Acervo Permanente do APESP Marcelo Quintanilha Martins.

As apresentações foram ministradas pela Profª. Drª. Ana Maria de Almeida Camargo, que proferiu a palestra: “Entre Arquivos e Memória: a história da Universidade de São Paulo, pela Profª. Neuza Guerreiro de Carvalho, Prof. Dr. Setembrino Petri e a Profª. Drª. Anita Waingort Novinsky, que compuseram a mesa “O alvorecer da Universidade de São Paulo: memórias de ex-alunos”.

Revelada pelo Centro de Acervo Permanente do APESP, a documentação que motivou o evento foi ‘redescoberta’ pela equipe técnica da instituição – os três livros em que estão reunidos os contratos de mais de 80 professores, assistentes e técnicos entre 1930 e 1944, se encontravam em um fundo de origem privada e desconectados de seu contexto de produção. Por meio destes documentos a vinda de professores estrangeiros e nacionais foi formalizada.

Os livros de contrato, assim como fotos antigas de ex-professores reunidas pela Profª. Neuza Guerreiro de Carvalho, estiveram expostos no saguão da APESP durante a realização do evento.

O evento contou com a presença de mais de 100 participantes, dentre os quais alguns professores, diretores e ex-diretores da Universidade de São Paulo.

A equipe do Arquivo Geral agradece a participação de todos.