Site da USP
FacebookTwitter
06/04/2017

[Palestras no AG] Arquivos Pessoais: Entre Teoria e Prática

O Arquivo Geral da USP e a Associação de Arquivistas de São Paulo têm o prazer de convidar para a palestra

Arquivos Pessoais: Entre Teoria e Prática
com Prof. Ms. José Francisco Guelfi Campos

As características peculiares dos arquivos pessoais impõem, a todo o momento, desafios aos profissionais que se dedicam à sua organização e descrição. Muitas vezes caracterizados como um “legado” intencionalmente arquitetado por quem os acumulou ou encarados como espaços de franca expressão da intimidade, estes conjuntos documentais não deixam de exprimir a condição instrumental comum a qualquer arquivo. No plano da prática, convém discutir os impactos da variedade de gêneros, formatos e espécies documentais e dos contornos fluidos, não raro fragmentários, destes arquivos sobre o arranjo, a descrição e a contextualização dos documentos que os compõem.

Sobre o palestrante: José Francisco Guelfi Campos é mestre em História Social pela USP, tendo defendido a dissertação intitulada “Preservando a memória da ciência brasileira: os arquivos pessoais de professores e pesquisadores da Universidade de São Paulo”, e doutorando pela mesma instituição, desenvolvendo projeto sobre tipologia documental em arquivos pessoais. Realizou estágio de aperfeiçoamento em Gestão de Arquivos Privados no Archivo Histórico de la Nobleza (Espanha). Tem participado em eventos e publicado artigos no Brasil e no exterior. Atuou em diversos projetos ligados à organização e descrição de arquivos pessoais, tendo sido coordenador do Setor de Arquivo da Biblioteca Brasiliana da USP. Atualmente, é professor do curso de Arquivologia da Universidade Federal de Minas Gerais e coordenador de cursos da Associação de Arquivistas de São Paulo.

25 de abril das 10h00 às 13h00

no Arquivo Geral da Universidade de São Paulo