Site da USP
Arquivo Geral da USP
FacebookTwitter
25/10/2017

[Palestra no AG] Arquivo Histórico Wanda Svevo: desafios para o tratamento de um arquivo de arte

O Arquivo Geral da USP e a Associação de Arquivistas de São Paulo têm o prazer de convidar para a palestra

Arquivo Histórico Wanda Svevo: desafios para o tratamento de um arquivo de arte
com Ana Luiza de Oliveira Mattos

Resumo: Conhecida como uma das mais importantes coleções de documentos sobre arte moderna e contemporânea na América Latina, o Arquivo Histórico Wanda Svevo da Fundação Bienal de São Paulo possui documentação produzida pelo Museu de Arte Moderna de São Paulo, pela Fundação Bienal de São Paulo e por Francisco Matarazzo Sobrinho (Ciccillo), seu fundador, cobrindo um período de 1948 até o presente, nos mais diversos tipos de suporte. Desde suas origens, em 1955, sua trajetória revela não só os processos e rupturas pelos quais passaram essas instituições, mas também o tratamento dado a sua documentação. Tendo como premissas uma visão integrada do acervo e a aplicação de metodologias e padrões arquivísticos e museológicos em diferentes etapas do trabalho, está em andamento, desde 2014, um projeto para o tratamento da documentação e o desenvolvimento de novas ferramentas para gestão, preservação e acesso à documentação reunida no Arquivo Histórico Wanda Svevo. A palestra pretende apresentar os desafios enfrentados ao longo dessa história e o trabalho em desenvolvimento atualmente no Arquivo.

Sobre a palestrante: Graduada em Biblioteconomia pela Escola de Comunicações e Artes da USP (1986), possui mestrado profissional em Gestão da Informação Digital e do Conhecimento (FAAP, 2010) e especializações em Gestão de Bibliotecas (UDESC, 2005) e Gestão de Arquivos Públicos e Empresariais (UFSC, 2000). Atuou em bibliotecas e centros de informação em instituições educacionais e culturais como a Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas da USP (1988-1990), Folha de São Paulo (1990-1995), British Council (2006-2011), Instituto Butantan (2011-2013), entre outras. Desde 2013 é coordenadora do Arquivo Histórico Wanda Svevo.

09 de novembro às 14h00.

no Arquivo Geral da Universidade de São Paulo
Rua Francisco dos Santos, 107. Cidade Universitária, São Paulo – SP

Informações: 11 2648-8247

Inscrições gratuitas no site da ARQ-SP.