Site da USP
FacebookTwitter
01/08/2018

[Palestra no AG] Arquivo e Ditadura

O Arquivo Geral da USP e a Associação de Arquivistas de São Paulo têm o prazer de convidar para a palestra

“ARQUIVO E DITADURA”

“O Que Sabemos Hoje Sobre o Arquivo do DEOPS-SP”
com Marcelo Thadeu Quintanilha Martins

Resumo: De 2013 pra cá, o Arquivo Público do Estado tem se dedicado a organizar e descrever o seu acervo, e tem nesse processo compreendido melhor o acervo do DEOPS-SP. Sob o olhar de um arquivista, gostaria de fazer um breve histórico da formação e do recolhimento do acervo do DEOPS-SP, dos trabalhos realizados com auxílio da USP até as últimas descobertas sobre a sua ordem original, procurando mostrar como o conhecimento arquivístico pode contribuir com a pesquisa do seu conteúdo.

“As relações da USP e os órgãos de segurança durante a ditadura civil-militar (Reconstituindo um arquivo: os documentos da Assessoria Especial de Segurança e Informações da Universidade de São Paulo, 1972-1982)”
com Márcia Bassetto Paes

Resumo: Resultado de velha prática administrativa, os arquivos de instituições públicas ou privadas conservam os originais da correspondência recebida e as cópias da correspondência expedida. De 1972 a 1982, em plena vigência da ditadura militar no Brasil, funcionou na Universidade de São Paulo um organismo denominado Assessoria Especial de Segurança e Informação (AESI), destinado a exercer atividades de controle político e ideológico junto à Reitoria. A AESI-USP, portanto, está presente nos arquivos das entidades com as quais se relacionou na condição de remetente ou de destinatária. Uma delas, e a principal fonte de pesquisa, é o Departamento Estadual de Ordem Política e Social, o DEOPS, cujos arquivos estão sob a guarda do Arquivo Público do Estado de São Paulo. O propósito da palestra será dar um panorama do que foi este organismo de controle e como está sendo o processo de reconstituição do arquivo; bem como refletir sobre a importância de recolocar estes documentos em seu lugar de origem, isto é, a Universidade de São Paulo.

Sobre os palestrantes:

Marcelo Thadeu Quintanilha Martins: Graduado em História pela Universidade de São Paulo e em Comunicação Social pela Escola Superior de Propaganda e Marketing. Possui especialização em História pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo e em Arquivologia pela Associação dos Arquivistas de São Paulo (ARQ-SP). É Doutor em História Social pela Universidade de São Paulo e exerce o cargo de Diretor Técnico do Centro de Acervo Permanente do Arquivo Público do Estado de São Paulo, onde é servidor concursado. Dirige diversos projetos na área de organização de acervos e descrição documental e coordenou o Curso de Difusão em Arquivologia – Módulo II: Arquivos Permanentes: teoria e prática, no Arquivo Público do Estado em parceria com a USP/Leste. É autor de livros e artigos na área de História e de Arquivologia.

Márcia Bassetto Paes: Jornalista e doutoranda em História Social na Faculdade de Filosofia Letras e Ciências Humanas da USP, onde cursou Letras e História. Pesquisa as relações ente a ditadura civil-militar e as universidades públicas brasileiras (1964 – 1985), com ênfase na Assessoria Especial de Segurança e Informação da Universidade de São Paulo. Participou como relatora da Comissão da Verdade da Universidade de São Paulo. Atua, desde 1976, em movimentos sociais e feministas.

30 de agosto às 14h00

no Auditório Fernand Braudel – prédio da História (FFLCH-USP)
Av. Prof. Lineu Prestes, 338 – Cidade Universitária, São Paulo – SP

Informações: 11 2648-8247

Inscrições gratuitas no site da ARQ-SP.