Site da USP
Arquivo Geral da USP
FacebookTwitter
15/03/2019

[Palestra no AG] Arquivos de artistas e a gestão de acervos de interesse público

O Arquivo Geral da USP e a Associação de Arquivistas de São Paulo têm o prazer de convidar para a palestra

“Arquivos de artistas e a gestão de acervos de interesse público
com Marilúcia Bottallo

Resumo: Arquivos de artistas são fontes inesgotáveis de pesquisa, oferecendo desde dados e informações até a possibilidade de estabelecer relações entre os processos de trabalho e de criação dos artistas e sua obra propriamente dita. O tratamento e a gestão da informação nesse tipo de arquivos parte de metodologias híbridas que levam em consideração o contexto de produção, de guarda e os variados gêneros documentais que abrigam de acordo com os pressupostos estabelecidos pelos mesmos artistas.

Sobre a palestrante: Marilúcia Bottallo é doutora em Ciências da Informação e mestra em Artes pela ECA-USP, bacharel em História pela FFLCH-USP. É diretora técnica do Instituto de Arte Contemporânea, onde implantou o Núcleo de Documentação e Pesquisa. Coordenadora da Pós-Graduação em Museologia, Colecionismo e Curadoria do Centro Universitário Belas Artes de São Paulo. Atuou como museóloga no Museu de Arte Moderna de São Paulo, National Museum of American Art/Smithsonian Institute e no Museu de Arqueologia e Etnografia da USP. Coordenou o Centro de Memória da Fundação Bunge. É membro do Comitê Internacional de Musesus (ICOM), do qual foi diretora, e atualmente integra o Conselho Consultivo. Customiza, desenvolve e coordena projetos de gestão de acervos e de informação em instituições de preservação de memória. Docente de disciplinas relacionadas à salvaguarda patrimonial, documentação em museus, ética patrimonial, gestão de coleções, gestão de processos, curadoria e teoria, história dos museus.

28 de março às 10h00

no Arquivo Geral da Universidade de São Paulo
Rua Francisco dos Santos, 107. Cidade Universitária, São Paulo – SP

Informações: 11 2648-8247

Inscrições gratuitas no site da ARQ-SP.