Site da USP
FacebookTwitter
17/08/2015

Palestra – Luiz Gama em Arquivos: Trajetórias e Avanços de uma Pesquisa

O Arquivo Geral da USP e a Associação de Arquivistas de São Paulo têm o prazer de convidar para a palestra

LUIZ GAMA EM ARQUIVOS: TRAJETÓRIAS E AVANÇOS DE UMA PESQUISA

com Ligia Fonseca Ferreira

(professora da UNIFESP)

O escritor, jornalista e advogado Luiz Gama é um dos mais notáveis intelectuais e ativistas negros do século XIX. Nascido livre, foi escravizado, aprendeu a ler e a escrever quase adulto antes de se tornar um influente líder das campanhas abolicionista e republicana da primeira hora. Sua espetacular história de vida por vezes oculta o principal legado que são seus escritos. Nesta palestra, comentaremos como a busca, feita de incertezas e acasos, por textos e documentos de Luiz Gamaem arquivos e bibliotecas brasileiros, permitiram reconfigurar e ampliar o conhecimento sobre sua contribuição no campo da literatura e da política brasileira.

15 de setembro de 2015, 14:30

no Arquivo Geral da Universidade de São Paulo