Manual do Calouro Filô FFCLRP/USP

Departamento de Psicologia

O Departamento de Psicologia conta com psicólogas responsáveis por auxiliar os(as) docentes na formação profissionalizante do(a) estudante de Psicologia, atuando diretamente na supervisão de estágios. Além de docentes e psicólogas, o Departamento tem o apoio de funcionários, que atuam nas Secretarias de Graduação e de Pós-Graduação, na Revista Paidéia, nos laboratórios, nos espaços dos serviços de atendimento psicológico, em setores e grupos de pesquisa.

Diferentes Centros de Investigação, Laboratórios e/ou Grupos de Pesquisa que compõem o Departamento de Psicologia são responsáveis pelo desenvolvimento de pesquisas em diferentes áreas de conhecimento, de maneira associada ao ensino e às atividades de extensão universitária. Os grupos e laboratórios de pesquisa garantem o intercâmbio institucional com grupos de excelência de outras universidades e/ou centros de pesquisa no país e no exterior, o que tem contribuído significativamente com a formação dos alunos do curso, criando uma cultura de educação continuada e constante aprimoramento profissional.

Os estudantes do curso de Psicologia envolvem-se diretamente com as atividades dos diferentes laboratórios, seja participando em atividades de pesquisa (Iniciação Científica), seja engajando-se nas diferentes ações de extensão e difusão do conhecimento, ofertadas pelos laboratórios (estágios supervisionados, grupos de estudo, palestras, organização de seminários e eventos, intercâmbios, etc.) e grupos de pesquisa. Estes laboratórios contemplam uma grande diversidade de áreas da Psicologia como se pode ver no Quadro 1 (abaixo).

A maioria dos docentes do curso de Psicologia está também inserida em dois Programas de Pós-Graduação da FFCLRP-USP: Psicobiologia e Psicologia, este último com duas áreas de concentração: “Psicologia, Saúde e Desenvolvimento” e “Psicologia: Processos Culturais e Subjetivação”. A proximidade com estes programas de Pós-graduação é um diferencial importante do curso, permitindo aos docentes integrarem os alunos em atividades de pesquisas desde anos iniciais de sua formação e compartilharem dados atuais de projetos de pesquisa no desenvolvimento das aulas. O envolvimento de docentes e estudantes com a produção do conhecimento é aspecto central na qualidade do curso, permitindo o desenvolvimento de uma visão crítica e reflexiva da Psicologia como ciência em permanente construção.

No âmbito do Departamento de Psicologia, é assegurada a representação discente nos seguintes colegiados: Conselho Diretor do Centro de Pesquisa e Psicologia Aplicada (CPA); Conselho do Departamento de Psicologia; e Comissão Coordenadora do Curso (CoC).

Do ponto de vista da organização estudantil, destacam-se as atividades realizadas pelo Centro Estudantil da Psicologia (CEP); e pela IRHIS – Consultoria Júnior em Psicologia. O CEP, organizado e administrado pelos próprios estudantes, promove anualmente a Semana da Psicologia, além de mini-cursos, mesas redondas e o cinepsico, tornando presentes aspectos ainda não contemplados formalmente na grade curricular. A Empresa Júnior em Psicologia, a “IRHIS”, possibilita ampliar os horizontes da formação técnico-profissional por promover experiência de mercado aos alunos de forma diferente da maioria dos estágios convencionais, pela participação do aluno com um alto grau de liberdade em todo o processo.

Para adequado desenvolvimento de atividades de estágio, ao longo da existência do curso, foram construídas parcerias e convênios com diferentes instituições, tais como hospitais gerais e psiquiátricos (Hospital das Clínicas e suas diferentes unidades, como Hospital Dia de Psiquiatria, Hemocentro, etc), Centros de Saúde (Unidades de Saúde da Família de Ribeirão Preto e Região, Unidades Básicas de Saúde), Serviços de Saúde Mental (Ambulatórios de Saúde Mental e Centros de Atenção Psicossocial), Escolas de Educação Infantil, Ensino Fundamental e Ensino Médio, Diretoria Regional de Ensino da Secretaria Estadual de Educação, Secretaria Municipal de Educação, Organizações governamentais e não governamentais, Instituições penitenciárias, Unidades de atendimento a adolescentes infratores, Organizações Comunitárias, Movimentos Sociais e Sindicais, Empresas, etc.

O Departamento conta com um órgão que exerce a função de gerenciar grande parte dos estágios supervisionados, o Centro de Pesquisa e Psicologia Aplicada – CPA. A estrutura física do CPA é composta por três diferentes espaços que compreendem salas para atendimento clínico em diferentes modalidades, assim como salas para supervisões e reuniões clínicas. Do ponto de vista de sua função, este Centro dá sustentação administrativa e operacional às atividades de estágio, que são desenvolvidas tanto na própria instituição (Serviço Escola), com em diversas instituições conveniadas.

A inserção em diferentes campos de estágio e o desenvolvimento de atividades de extensão constituem-se nos principais instrumentos para a visibilidade do curso de Psicologia na região, em virtude dos vínculos estabelecidos. Por este motivo, muitos docentes e laboratórios, por iniciativa própria ou por demanda da comunidade, desenvolvem atividades, com participação dos discentes, em diferentes instituições públicas e privadas, organizações e movimentos sociais. Estas iniciativas podem receber apoio financeiro da Universidade e os alunos são incentivados a participar por meio de bolsas vinculadas aos projetos aprovados dos docentes. Os projetos são submetidos ao Programa Unificado de Bolsas da Pró-Reitoria de Graduação, que distribui bolsas de ensino, pesquisa e extensão. Em geral, o Programa disponibiliza 6 mil bolsas por ano ao conjunto de estudantes da Universidade.  Estas atividades de extensão, por um lado, são mediadores para que a sociedade, que financia a educação pública, possa se apropriar criticamente do conhecimento produzido na Universidade e, por outro, não raramente, desdobram-se em pesquisas, uma vez que permitem a imersão em contextos diversos que indagam continuamente os saberes e as práticas em Psicologia.