Manual do Calouro Filô FFCLRP/USP

Ciência da Computação

O curso de Bacharelado em Ciência da Computação (BCC) é oferecido pelo Departamento de Computação e Matemática (DCM) da Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Ribeirão Preto (FFCLRP). Criado em 2019, é um curso de período integral com duração de quatro anos.

O BCC tem como objetivo formar profissionais com sólidos conhecimentos teóricos e práticos nas principais áreas da Computação, qualificando-os para atuar em diferentes vertentes de atividades que exijam o uso de recursos e tecnologias computacionais. Para viabilizar esta formação, o curso oferece um elenco de disciplinas de embasamento lógico e matemático, sólida formação em fundamentos, métodos e tecnologias de computação, seguindo as Diretrizes Curriculares para Cursos de Computação estabelecidas pela Câmara de Educação Superior do Conselho Nacional de Educação do Ministério da Educação, estando também em conformidade com o Currículo de Referência para Ciência da Computação proposto pela Sociedade Brasileira de Computação. Espera-se do egresso que possua conhecimento necessário para projetar, desenvolver e gerenciar sistemas computacionais. A capacidade de transcender a Ciência da Computação, assimilando e compreendendo as suas áreas de atuação, tanto em termos teóricos como em termos práticos e tecnológicos também é essencial para este profissional, assim como a atitude crítica e ética diante das demandas sociais.

O curso procura atender aos seguintes delineamentos básicos:

1) conter forte componente conceitual e de Ciência da Computação que fundamentam a teoria e a prática profissional, para permitir a atividade criativa e independência de pensamento, em contraposição ao predomínio do treinamento técnico- profissional;

2) prover aos alunos instrumentos fundamentais de conhecimento e habilidade relacionados com seu campo de atuação, transcendendo os conhecimentos fundamentais em Ciência da Computação para as suas áreas de aplicações;

3) formar profissionais que possuam flexibilidade de pensamento e atuação, de modo a permitir adaptação a diferentes perfis de formação, de aptidão e de interesse de carreira profissional, assim como os princípios éticos que norteiam as suas atividades.

No BCC as competências e habilidades desenvolvidas pelos egressos os habilitam a atuar nas atividades consagradas para um profissional de Ciência da Computação, a saber, em instituições de natureza pública ou privada, de diferentes ramos de atividade, desempenhando tarefas relacionadas às diversas tecnologias computacionais, criando soluções para desenvolvimento, implementação e gestão de sistemas computacionais, desempenhando as funções de analista de sistemas, projetista de software, analista de suporte de sistemas, consultor de Tecnologia da Informação (TI), em cargos de chefia intermediária e superior. Esses profissionais atuam em instituições que realizam atividades de desenvolvimento, consultoria e gestão de sistemas computacionais. Considerando-se o contexto de forte atuação científica provido pela USP, juntamente com a formação oferecida em atividades extracurriculares, o egresso estará também preparado para atuar no ambiente de pesquisa. Além destas áreas, as disciplinas optativas oferecidas trazem conhecimentos adicionais que os capacitam a atuar em áreas de aplicações específicas.

A estrutura do curso baseia-se em eixos formativos compostos pelas disciplinas obrigatórias e optativas eletivas. Os eixos formativos são:

  • Matemática e Física
  • Fundamentos de Computação
  • Tecnologias de Computação
  • Formação Humanística e Profissional
  • Formação Complementar (disciplinas optativas)

Na matriz curricular do curso, os eixos de Matemática e Física e Fundamentos de Computação concentram-se nos primeiros semestres, seguindo-se as disciplinas de Tecnologia de Computação e de Formação Aplicada, que se concentram na segunda metade do curso. As disciplinas de Formação Social e Profissional estão distribuídas ao longo da matriz curricular. O último semestre do curso é reservado ao desenvolvimento de um projeto de graduação, o qual poderá ser realizado por meio de um estágio em empresa ou um trabalho de conclusão de curso, ambos sob a supervisão de um docente do curso.

As disciplinas eletivas são elencadas para escolha do aluno, permitindo formação aprofundada em algumas áreas da Computação, assim como a aquisição de conhecimento em áreas de aplicação, a saber, negócios, física e saúde. Os alunos serão estimulados a cursar uma quantidade maior de créditos de disciplinas optativas além do mínimo exigido, de acordo com a sua aptidão e interesse. Além do conjunto de disciplinas optativas oferecidas pelo DCM, algumas das disciplinas optativas são de responsabilidade do Departamento de Física (DF) da FFCLRP, outras da Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto (FMRP) e outras da Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade de Ribeirão Preto (FEARP).

A formação complementar e o desenvolvimento pessoal são estimulados e incentivados, de forma que o aluno possa se dedicar a atividades que auxiliem na integralização de conhecimento e no convívio social e profissional. Estas atividades são constantes e diversificadas, tais como iniciação científica, atividades de cultura e extensão, monitorias, serviços à comunidade, participação em colegiados e agremiações, dentre outras. O desenvolvimento de atividades acadêmicas complementares (AACs) é obrigatório.

Com relação à formação científica, o estudante é estimulado a desenvolver atividades de iniciação científica nas diferentes linhas de pesquisa dos docentes do curso, em convívio com estudantes de pós-graduação e contando com toda a infraestrutura, a bagagem e a tradição de pesquisa inerentes à própria USP. Como estímulo ao desenvolvimento de atividades de pesquisa, o estudante poderá obter bolsas solicitadas pelos docentes orientadores às agências de fomento, bem como bolsas oferecidas pela própria USP. O ambiente de pesquisa na FFCLRP e a valorização da atividade científica desenvolvida pelo estudante têm contribuído para a formação de um profissional mais crítico e predisposto à renovação continuada do conhecimento, que poderá atuar tanto na área acadêmica como na área aplicada.