Manual do Calouro Filô FFCLRP/USP

Química

A FFCLRP oferece dois cursos para a graduação em Química. Sendo um curso de Bacharelado em Química em período diurno e um curso de Licenciatura e Bacharelado em Química, no período noturno.

Química Bacharelado

O curso de Bacharelado em Química em período diurno, oferece as seguintes modalidades: Bacharel em Química e Bacharel em Química com habilitação em Química Forense, com duração mínima de 8 semestre; e Bacharel em Química com habilitação em Química Tecnológica, Biotecnologia e Agroindústria, com duração mínima de 9 semestres (para ingressantes a partir de 2024). No primeiro ano do curso, além das matérias básicas, são oferecidas duas disciplinas: “Integração do Estudante de Química na Universidade e na Profissão” e “Seminários de Pesquisas em Química”, nas quais o aluno terá oportunidade de conhecer tanto as atividades desenvolvidas pelos Químicos, bem como as diferentes linhas de pesquisas desenvolvidas no Departamento de Química. Todas as modalidades apresentam um núcleo básico e disciplinas complementares obrigatórias. O núcleo básico abrange, além das disciplinas de Física e Matemática, um conteúdo extenso das diversas áreas de formação de um Bacharel em Química: Química Geral, Química Analítica, Química Orgânica, Físico-Química, Bioquímica e Química Inorgânica. As disciplinas com práticas de laboratórios acompanham de forma intensa todo o curso. No primeiro ano, além das matérias básicas, é oferecida a disciplina: “Integração do Estudante de Química na Universidade e na Profissão” na qual o aluno terá oportunidade de conhecer as atividades desenvolvidas pelos Químicos e quais as principais características de cada habilitação. No início do segundo ano, a disciplina “Seminários de Pesquisas em Química” apresenta as diferentes linhas de pesquisas desenvolvidas no Departamento de Química.

A diferenciação entre as três habilitações é feita pelo conteúdo do núcleo específico, que inicia no 4º semestre do Curso. Há um grande elenco de disciplinas obrigatórias e optativas que complementam a formação do núcleo básico e fornece os requisitos fundamentais para a diferenciação no mercado de trabalho em cada uma das habilitações.

O Bacharel em Química atua em vários setores e deve priorizar o senso de responsabilidade para uma atuação consciente, utilizar sua criatividade na resolução de problemas e trabalhar com independência. Ainda, deve possuir iniciativa e agilidade para aprofundar seus conhecimentos a fim de acompanhar as rápidas mudanças da área em termos de tecnologia e mercado globalizado.

Em sua atuação o bacharel em química deve também ser capaz de tomar decisões e desenvolver novas aplicações e tecnologias levando em conta os possíveis impactos ambientais ou de saúde pública.

  • Bacharel em Química: O bacharel em química é um profissional que tem formação generalista e multidisciplinar com sólidos conhecimentos em Química e suas aplicações. Neste curso, formam-se profissionais com domínio das técnicas de utilização de laboratórios e equipamentos, com condições para atuar nos campos de atividades socioeconômicas que envolvam as transformações da matéria; direcionando estas transformações, controlando seus produtos, interpretando criticamente as etapas, efeitos e resultados; aplicando abordagens criativas à solução dos problemas e desenvolvendo novas aplicações e tecnologias. Um dos principais focos desta modalidade é, também, o desenvolvimento de pesquisas em diferentes campos de aplicação do conhecimento químico. Para isso o aluno deverá realizar um estágio de quatro semestres apresentando ao final do curso um relatório e/ou monografia. Tal formação, além de capacitar o bacharel para o mercado de trabalho, contribui e prepara os alunos para a continuidade de seus estudos na Pós-Graduação.

 

  • Bacharel em Química com habilitação em Química Forense: As disciplinas oferecidas no Bacharelado em Química Forense – uma iniciativa inédita no país – preparam o profissional para preencher uma lacuna existente neste setor. Esta é uma área interdisciplinar que envolve conhecimentos de que interligam problemas jurídicos a problemas científicos. Alguns exemplos de disciplinas específicas são: Biologia Molecular, Toxicologia, Ciências Forenses, Fundamentos do Direito, Criminalística, dentre outras. O aluno que deseja formar-se nesta modalidade deverá ainda, realizar um estágio de, pelo menos, dois semestres em laboratório de pesquisa, indústria ou centro de análises forenses, apresentando ao final do curso um relatório de atividades e/ou monografia.

 

  • Bacharel em Química com habilitação em Química Tecnológica, Biotecnologia e Agroindústria: Nesta modalidade, além de possibilitar o exercício da profissão de Bacharel, o aluno também é capacitado à prática de atividades adicionais específicas da indústria, como a responsabilidade técnica pelo desenvolvimento de procedimentos laboratoriais e criação de novos produtos. A Química Industrial é uma área voltada para o desenvolvimento de produtos e processos ao mesmo tempo que atenta aos impactos econômicos, sociais e ambientais inerentes a esse desenvolvimento. O Bacharelando em Química com Habilitação em Química Tecnológica, Biotecnologia e Agroindústria tem previsto o oitavo semestre inteiro para efetuar atividades de estágio, permitindo desta forma maior integração com o campo de atividade, a indústria.

 

A seleção para as diferentes modalidades do Bacharelado acontece antes do período de matrícula para o 4º semestre, depende do rendimento escolar do aluno e, desde que cumpra todas as disciplinas das respectivas grades curriculares, o aluno receberá o diploma de Bacharel em Química com as respectivas habilitações cursadas.

As diferenças introduzidas no curso de Bacharelado em Química têm como objetivo permitir uma formação completa, consciente e articulada entre as atividades desenvolvidas na Universidade e as implicações sociais, econômicas e ambientais em nível regional e mundial. Além disso, permite formar um profissional mais engajado com as mudanças no mercado de trabalho.

Licenciatura e Bacharelado em Química

O curso de Licenciatura e Bacharelado em Química é feito no período noturno, com duração mínima de 5 anos, que permite a obtenção das duas modalidades em um único percurso formativo. Este curso destina-se à formação de Professores de Química para a Educação Básica (ensino médio), mas também habilita o profissional para atuar como Químico, uma vez que a estrutura curricular do curso atende às exigências do Conselho Federal de Química, conferindo as mesmas atribuições do Bacharel em Química. Esse profissional ainda poderá ingressar em cursos de Pós-Graduação, lato e stricto sensu, desenvolvendo pesquisa na área de ensino de química ou pesquisa acadêmica em qualquer área da Química.

No primeiro ano, o aluno inicia o desenvolvimento de atividades de caráter pedagógico com o objetivo de conhecer as características específicas da profissão docente, concomitante com as disciplinas básicas de Matemática, Física, Química Geral Teórica e Experimental. Várias disciplinas compõem o núcleo voltado à formação docente, todas estruturadas em tópicos relacionados com a pesquisa em ensino, a preparação de materiais e experimentos didáticos e a formação integral do profissional da educação em Química, em conformidade com Programa de Formação de Professores da USP. As disciplinas específicas, por sua vez, possuem conteúdos teóricos e práticos indispensáveis à formação de um Químico: Química Analítica, Química Inorgânica, Físico-Química, Química Orgânica e Bioquímica. O licenciado e bacharel em Química será um profissional com formação teórica e domínio das técnicas necessárias para a utilização eficiente de laboratórios e equipamentos, apto a lecionar e atuar no mercado de trabalho como químico.

Conforme requer a legislação da educação brasileira, existem atividades obrigatórias de Estágio Integrado de Ensino que possibilitam ao licenciando conviver e atuar no ambiente escolar (espaço de sua futura profissão) ao mesmo tempo em que se prepara, na Universidade, para o exercício da docência. Há ainda a possibilidade de o estudante optar por atividades orientadas que incluem a atuação junto a professores e estudantes do ensino médio, na regência de aulas, e/ou na forma de atividades de iniciação científica. Ou seja, a formação do professor de Química de ensino médio abrange amplo e profundo estudo da Educação Brasileira e da Ciência Química, pois, compreender o ensino de ciências como uma prática das ciências exatas tanto quanto das ciências sociais é fundamental para o entendimento da evolução dos conceitos da área e suas implicações no atual contexto científico e cultural.

O licenciado em Química é um profissional que tem formação generalista, sólida e abrangente em conteúdos dos diversos campos da Química, estando preparado para a aplicação pedagógica do conhecimento e experiências de Química e de áreas afins, na atuação profissional como educador no ensino médio, bem como poderá atuar na pesquisa acadêmica ou no setor empresarial com as mesmas atribuições do Bacharel em Química.