Biblioteconomia e Ciência da Informação
A Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Ribeirão Preto (USP) oferece o curso de Biblioteconomia e Ciência da Informação no período noturno. A duração do curso é de 4 anos, divididos em 8 semestres, e o diploma conferido ao egresso é o de Bacharel em Biblioteconomia e Ciência da Informação.
O curso está inserido na área de Ciências Sociais Aplicadas e visa formar profissionais da informação aptos para atuarem de forma crítica, ética e humanista nos diversos segmentos do mercado no que concerne ao planejamento, execução e avaliação de atividades inerentes à implantação, gerência e desenvolvimento de unidades de informação, bem como a compreensão dos processos socioculturais relacionados à produção, circulação e apropriação da informação. Para tanto, o profissional formado no curso torna-se apto a aplicar conceitos e práticas na gestão, armazenamento, organização, distribuição e preservação da informação. A formação permite que o profissional atue não apenas nos ambientes tradicionais de informação como bibliotecas, museus e arquivos, mas também em organizações públicas, privadas e do terceiro setor, no papel de executor e/ou gestor de centros de informação, de bibliotecas digitais, na curadoria digital, na preservação do patrimônio e em diferentes ocupações relacionadas à informação e ao conhecimento nas organizações. Também poderá optar pela pesquisa e ensino, dando prosseguimento à vida acadêmica na pós-graduação.
O estudante cursará disciplinas teóricas de base (de natureza linguística, histórica, tecnológica, social e cultural) e disciplinas técnicas (ligadas aos aspectos fundamentais e metodológicos do trato com a informação em contextos institucionais específicos), o que inclui o currículo mínimo exigido para exercer a profissão de bibliotecário.
Para cobrir um espectro tão abrangente de possibilidades, o curso oferece um conjunto de disciplinas obrigatórias, disciplinas optativas eletivas e disciplinas optativas livres, que possibilitam o domínio das habilidades e competências aplicáveis no âmbito cultural-comunicacional (voltado à compreensão dos processos socioculturais relacionados à produção, circulação e apropriação da informação, com destaque para o entendimento das necessidades informacionais de comunidades, bem como dos processos presenciais e virtuais de mediação) e no âmbito institucional-organizacional (caracterizado pela implantação e gerência de unidades e serviços de informação, mas também pela criação de políticas, estratégias e produtos informacionais para as organizações).