Física Médica
Em 2000, a FFCLRP deu início ao curso de Bacharelado em Física Médica, no período noturno, com duração de cinco anos. A partir de 2023, o curso passou a ser oferecido em período integral, com duração de quatro anos, concentrando as aulas no período vespertino e com algumas disciplinas específicas da área profissionalizante no período noturno.
Durante a primeira metade do curso (até o 5º semestre) os alunos recebem conhecimentos básicos de Física, Matemática, Estatística, Computação, Química, além de conhecimentos interdisciplinares de Biofísica. O objetivo desta fase é dar ao estudante conhecimentos sólidos das Ciências Exatas e básicos das Ciências Biológicas para que possa desenvolver os conhecimentos aplicados que virão na próxima etapa.
A segunda metade do curso abrange um conjunto majoritário de disciplinas de Física aplicada às ciências biológicas e da saúde, bem como de Física Moderna. Nessa etapa, algumas disciplinas da fase profissionalizante do curso são realizadas em hospitais e laboratórios especializados.
Com o intuito de desenvolvimento profissional, nos dois últimos semestres o estudante deve realizar um estágio de 300 h em centros credenciados tais como: hospitais, clínicas, centros de diagnósticos por imagens, empresas de equipamentos médico-odontológicos, laboratórios de análises, entre outros.
Os alunos egressos do curso de Bacharelado em Física Médica têm atuado em diversas entidades ligadas à saúde, como: hospitais, centros de imagens e de pesquisas biomédicas, biológicas e industriais, indústrias de equipamentos médicos, universidades e centros de ensino superior. Entre as atividades que poderão ser desenvolvidas pelos futuros profissionais no campo da saúde, podem-se citar aquelas relacionadas à proteção radiológica de pacientes e profissionais da saúde expostos à radiação ionizante, participação no planejamento radioterápico e cálculo de dose dos procedimentos médicos; realização de testes de aceitação de equipamentos, programas de controle da qualidade, otimização de técnicas e protocolos de imagens, execução de atividades de calibração e avaliação do desempenho de equipamentos médicos hospitalares, entre outras.
Vinculados às universidades ou institutos de pesquisa, o físico médico estará preparado a desenvolver trabalhos de pesquisas nas áreas de Física Aplicada à Medicina e Biologia, ou em áreas tradicionais da Física, Bioengenharia ou Biofísica.