Organização estudantil

24 de janeiro de 2018

CEFISMA

O Centro Acadêmico da Física (CEFISMA) é a associação dos estudantes da Física. O CEFISMA está localizado no prédio Amélia Império Hamburger e organiza diversas atividades culturais, acadêmicas e políticas, buscando representar os estudantes do IFUSP junto à administração do Instituto ou encaminhando bandeiras políticas mais gerais e de interesse da sociedade.

*Informações e contato: SITEFacebook e Instagram do CEFISMA | cefisma@cefisma.org.br |  (11) 3091-7075

DCE Livre USP

O Diretório Central dos Estudantes (DCE) Alexandre Vannucchi Leme é a entidade máxima de representação e coordenação dos estudantes da USP. Trata-se de uma associação civil sem fins lucrativos, livre e independente dos órgãos públicos e governamentais. Está filiado à União Estadual dos Estudantes de São Paulo e à União Nacional dos Estudantes. Alexandre Vannucchi Leme, que dá nome ao DCE, foi estudante de Geologia da USP, assassinado sob tortura pela ditadura militar em 1973. O DCE fez parte de grandes momentos da história do nosso país. 

*Informações e contato: SITEFacebook e Twitter do DCE | dce@dceusp.org.br |  (11) 3091-3270 | Rua da Praça do Relógio, 74 (próximo ao bandejão central)

AAAGW

A Associação Atlética Acadêmica Gleb Wataghin (AAAGW) é uma das atléticas que compõem a Liga Atlética Acadêmica da USP e é responsável pela manutenção e coordenação das modalidades esportivas do Instituto de Física (IF), do Instituto de Astronomia, Geofísica e Ciências Atmosféricas (IAG), do Instituto de Pesquisas Energéticas e Nucleares (IPEN) e do Instituto de Energia e Ambiente (IEE).
É uma entidade de alta representatividade e tem como objetivo integrar os alunos dos institutos que representa, atletas ou não, no meio universitário, através do esporte ou de outros eventos. Sua gestão muda anualmente: a diretoria é eleita por meio do voto e qualquer aluno do IF, IAG, IEE ou IPEN pode se candidatar.

*Informações e contato: Facebook, Instagram e Discord da Atlética | dgeaaagw@gmail.com

Hackerspace

 “Um hackerspace ou hackspace (junção de hacker e espaço), também conhecido como hacklab, makerspace ou creative space é um local real (em oposição ao virtual) com o formato de um laboratório comunitário que segue a ética hacker, tendo espírito agregador, convergente e inspirador. Nele, pessoas com interesses em comum, normalmente em ciência, tecnologia, arte digital ou eletrônica podem se encontrar, socializar e colaborar. Pode ser visto como um laboratório comunitário, uma oficina ou um estúdio onde pessoas de diversas áreas podem trocar conhecimento e experiência para construir algo juntos” (fonte: Wikipedia).

Inaugurado em 2018, o nosso hackerspace se encontra na sala 100, próximo à pró-aluno e, como todo espaço dessa natureza, é aberto para participação da comunidade para realização das mais diversas atividades, inclusive projetos pessoais sem ligação com a Academia (atividades presenciais suspensas devido à pandemia).

*Informações e contato: Facebook e Grupo no Facebook do Hackerspace

Coletivo de Mulheres Sonja Ashauer

O Coletivo de Mulheres  Sonja Ashauer é um grupo de suporte e acolhimento a todas as mulheres e homens trans estudantes do IF e IAG. Foi criado em 2015 e tem seu nome em homenagem à primeira brasileira a concluir o doutorado em física e a segunda mulher a se graduar em física no Brasil. O coletivo realiza: atividades exclusivas para membros/as, como as reuniões e as rodas de conversa das mina; atividades mistas, como apresentação de filmes; atividades com o Cefisma, como o Café com Quantum; rodas de conversa; happy hour e a participação na Semana da Licenciatura. Também atuamos por meio da participação em atos e campanhas feministas. Além de um perfil, o coletivo possui um grupo fechado do Facebook; porém, ele é aberto para a entrada de todas as mulheres e homens trans dos institutos.

*Informações e contato: Facebook do Coletivo | coletivosonja@gmail.com.

Cherateria

A Cherateria é a Bateria Universitária do IFUSP e do IAG da USP, que, desde 2012, representa nossos institutos com uma batucada de qualidade em diversos torneios e competições. A bateria reproduz o modelo de uma bateria de escola de samba, com os diversos instrumentos que a compõem e tem o samba como principal alicerce, mas não se limita a ele, pois busca referências em diversos ritmos para compor seu som. Não é preciso saber tocar nada para entrar na Cherateria, nós ensinamos do zero com muito amor e malemolência! Todos e todas são muito bem-vindos(as)! O universo das baterias universitárias é um ambiente de muita alegria, festas e descontração. Teremos ensaios especiais para você ter um primeiro contato com os instrumentos e para se desenvolver em um. Estamos ansiosos para aumentar a família mais cheirosa do universo e orgulhar o Gambá (o Cheiroso, responsável pelo nosso nome também!) Só vem!

*Informações e contato:  FacebookInstagram e YouTube da Cherateria | (11) 94877-0029 Valfogo; (11) 95333-0194 Cat

Coletivo Negro Sonia Guimarães

Criado em 2017, o Coletivo Negro Sonia Guimarães surge a partir da necessidade de um espaço de pertencimento e apoio que pense em nossas especificidades dentro de um ambiente historicamente negado a nós, visando maior autonomia e fortalecimento. O coletivo visa também a ampliar debates de grande importância à nossa comunidade que há muito carecem de atenção. 

O coletivo homenageia Sonia Guimarães, a primeira mulher negra PhD em física do Brasil e fundadora da ONG Afrobrás. Atualmente é Professora do  ITA  e colaboradora da Universidade Zumbi dos Palmares. Esperamos criar um ambiente no qual estudantes negrxs possam se sentir confortáveis, acolhidos, fortes e, mais do que tudo, um espaço para nos sentirmos pertencentes a esse ambiente tão hostil à nossa permanência/existência que é a Universidade. Assim desejamos a todxs boas vindas.

*Informações e contato: Facebook do Coletivo

Grupo de Teatro Vaca Esférica

O Grupo de Teatro Vaca Esférica é um grupo de teatro e artes dramáticas de direção coletiva, fundado em 2012 por alunos do Instituto de Física da USP com o intuito de promover atividades artísticas e culturais no IFUSP, buscando dar voz e fornecer um canal de expressão artística para o corpo discente.

Desde a sua fundação, o Vaca Esférica produziu peças teatrais, intervenções artísticas, oficinas de teatro abertas e pequenas apresentações. Atualmente, o grupo conta com integrantes de várias Unidades da USP e trabalha principalmente com textos autorais de comédia, interagindo das mais diversas formas com outros gêneros. O grupo está sempre aberto para a entrada de novos integrantes com novas ideias, propostas e interesse em contar histórias juntos.

*Informações e contato: Facebook do Grupo

Encontro da Licenciatura em Física

A Comissão Organizadora do Encontro da Licenciatura em Física – CELF – é formada por estudantes de Licenciatura em Física e da Pós-Graduação em Ensino de Ciências que se dispõem, durante o ano letivo, a organizar uma semana temática dedicada ao Ensino de Física. Marcada tradicionalmente para a semana de 15 de Outubro, Dia dos Professores, o Encontro da Licenciatura em Física concentra atividades em que são compartilhadas experiências e discutidas as contradições de lecionar no momento e local em que vivemos.

O Encontro assume o papel de dar voz às demandas estudantis, propondo discussões que extrapolam os programas das disciplinas da graduação. Dessa forma, através de uma atividade formativa, o Encontro acaba por se constituir como uma ação que reivindica o espaço da Licenciatura dentro do IFUSP.

*Informações e contato: SITE e Facebook do Encontro | encontrolic@gmail.com.

Dead Physicists Society (DPS)

A DPS é uma entidade que visa a fornecer possibilidades de interação acadêmica aos alunos do Instituto. Além dos seminários semanais, organizamos apresentações de pôsteres científicos, conversas sobre Iniciação Científica, a Escola de Inverno Jayme Tiomno, entre outros. 

De forma a estimular o treino da língua inglesa,  muitos dos seminários são apresentados neste idioma. Esta também é a língua preferida para informes à comunidade via website e redes sociais. Os eventos da DPS são abertos ao público geral, sendo que os “membros da DPS” são aqueles que se responsabilizam pela organização.

*Informações e contato: SITE, Facebook, Twitter e Telegram da DPS

Scientific Physics Discussios (SciPhyD)

O Scientific Physics Discussions (SciPhyD) é um grupo composto por estudantes de ciências e tem o objetivo de desenvolver o pensamento crítico científico, mas de forma descontraída. Assim, nos reunimos semanalmente para participar de discussões sobre um tema que um dos estudantes queira falar. Já conversamos sobre arqueologia extragaláctica, vírus e suas classificações, formação de cavernas, reatores nucleares e até a física do copo com cerveja, dentre vários outros temas. O mais importante é ver que ciência também é divertida. Todo mundo está convidado para participar!

*Contato: laurobbraz@usp.br (Lauro B. Braz)

Enactus

A Enactus é uma organização estudantil presente em 36 países do mundo e com mais de 120 times no Brasil! Nós, do time Enactus USP Cidade Universitária, somos um grupo de 23 estudantes de 7 institutos da USP, que trabalham com empreendedorismo social e desenvolvem, atualmente, quatro projetos sociais com soluções inovadoras para melhorar as comunidades de São Paulo de uma forma sustentável. São eles: Empoderando Sonhos, Museu pra Quem?, Maduros e Cyclus.
*Informações e contato: Facebook e  Instagram da Enactus.