Site da USP

1º Encontro Espaços de Memória na Universidade

Data 21/11/2022 – 23/11/2022

Sobre o evento

Os Lugares de Memória, para Pierre Nora, são lugares que, simultaneamente, possuem um significado material, simbólico e funcional, porém em graus diferentes. Como exemplo, o autor cita um depósito de arquivos, nitidamente material e funcional, que só é considerado um lugar de memória se a imaginação o investe de uma aura simbólica. Essa interpretação cabe, sem dúvida, aos historiadores estudiosos da Memória. O I Encontro Espaços de Memória na Universidade, por sua vez, pretende reunir representantes de diferentes espaços de memória criados em universidades, públicas e privadas, como arquivos, bibliotecas, museus, centros de documentação ou de memória, centros históricos e culturais, com o objetivo de discutir assuntos comuns a todos, apresentar estudos de caso, trocar experiências e refletir sobre a memória e o patrimônio que esses espaços preservam.

Nosso evento contará com 4 mesas, nos dias 22 e 23 de novembro (período da tarde), e 6 minicursos, entre os dias 21 e 23 de novembro (manhã e noite).

Organizado por
Associação de Arquivistas de São Paulo (ARQ-SP), Centro de Memória Urbana (CMUrb/Unifesp) e Arquivo Geral da USP