SAUSP
O Sistema de Arquivos da USP – SAUSP – surgiu da necessidade de compatibilizar as práticas administrativas da USP e os procedimentos adotados na organização e arquivamento de documentos delas resultantes. Daí a formulação, em 1995, de um projeto voltado para a importância dos arquivos como suporte básico para a eficiência das diferentes ações da Universidade.
Na época, foram designados uma Comissão Técnica e um Grupo Executivo, para operacionalizar o projeto, cujos esforços resultaram nos instrumentos básicos de gestão do sistema: Tabelas de Temporalidade de Documentos, Plano de Classificação das Atividades da USP e Glossário de Espécies/Formatos e Tipos Documentais – que levariam o SAUSP à institucionalização, em 1997, pela Portaria GR n. 3083.
Atualmente, a Comissão de Avaliação de Documentos e Acesso (CADA), o Corpo Técnico e as Comissões Setoriais viabilizam as ações do projeto. A filosofia adotada foi, desde o início, a da descentralização. Em outras palavras, o SAUSP não objetivava a concentração física dos documentos num único espaço, mas sua organização e padronização por meio de normas e procedimentos aprovados pela CADA e repassados à Comissão Setorial de cada unidade (Faculdades, Órgãos Centrais de Direção e Serviços, Centros e Institutos Especializados, Hospitais, Prefeituras, Serviço Anexos) mediante treinamento e publicações.
Como nem todas as unidades dispõem de espaços e recursos para manter arquivos permanentes e os serviços que lhes são correlatos, o SAUSP optou pela construção de um edifício que pudesse reunir, em condições adequadas, os documentos originários das unidades que manifestem interesse em delegar tais responsabilidades ao Arquivo Geral da USP.

Imprimir![logo_sausp[1]](https://sites.usp.br/arquivogeral/wp-content/uploads/sites/39/2015/02/logo_sausp1.jpg)