História

O Departamento de Biologia Celular e do Desenvolvimento foi criado em dezembro de 1969 como consequência da Reforma Universitária decretada no Brasil em 1968. Denominado inicialmente Departamento de Histologia e Embriologia, foi um dos cinco departamentos originais do ICB-USP.

Foi formado pela fusão de vários setores antigos e tradicionais da USP sediados na cidade de São Paulo: Departamentos de Histologia e Embriologia da Faculdade de Medicina, Histologia da Faculdade de Odontologia, Histologia da Faculdade de Medicina Veterinária e Disciplina de Histologia da Faculdade de Farmácia. Os respectivos servidores docentes e não docentes foram transferidos para o novo Departamento. No seu início possuía cerca de 34 docentes, mas devido a várias aposentadorias e restrições a novas contratações, possui atualmente 18 docentes em dedicação exclusiva e tempo integral e 18 servidores não docentes.

O departamento rapidamente assumiu suas atividades de docência, de pesquisa e de cultura e extensão, embora inicialmente fossem grandes as dificuldades de adaptação a um edifício recém-construído e às novas condições de funcionamento das várias atividades departamentais.

No decorrer de sua história tem exercido intensa atividade didática na área de Biologia Celular, Biologia Tecidual e Biologia do Desenvolvimento para alunos de 14 unidades da USP e, mais recentemente, participa da formação de estudantes do próprio ICB (Ciências Biomédicas e Ciências Fundamentais para a Saúde). Ministra regularmente 44 disciplinas com cerca de 3700 alunos por ano.

Sua atividade de pesquisa era anteriormente dedicada mais intensamente a estudos estruturais, com grande atuação em microscopia eletrônica de transmissão e de varredura e análises morfológicas utilizando técnicas de histoquímica e imuno-histoquímica. No decorrer do tempo esta atividade se ampliou e se diversificou, com o desenvolvimento cada vez mais intenso das pesquisas voltadas para a Biologia Celular e para a Biologia do Desenvolvimento, tendo seu nome alterado para sua denominação atual, Departamento de Biologia Celular e do Desenvolvimento.

.