Manual do Calouro Filô FFCLRP/USP

Apresentação

Um Pouco da História do Campus

A história do Campus da USP de Ribeirão Preto está ligada à história da cidade de Ribeirão Preto e ao tempo em que ela foi a “Capital do Café”. No local onde ele se encontra, no início do século, situava-se a Fazenda Monte Alegre, de propriedade do Coronel Francisco Schmidt, conhecido como “O Rei do Café”.

Os 237 alqueires da fazenda foram doados à USP em 1951, quando começou a instalar-se a Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto, sob a direção de Zeferino Vaz, que, mais tarde, fundaria a segunda universidade paulista, a UNICAMP. Antes dessa Unidade em Ribeirão Preto, a antiga fazenda, desapropriada por Getúlio Vargas, foi ocupada por uma Escola Prática de Agricultura a qual, anos depois, foi transferida para a cidade de Jaboticabal, dando origem ao Colégio Técnico Agrícola e ao Campus da UNESP.

Distante cerca de oito quilômetros do centro da cidade, o Campus de Ribeirão Preto encontra-se, hoje, totalmente envolvido pela expansão urbana do município e, apenas em sua divisa oeste, predominam atividades agrícolas. Possui, ainda, uma bela nascente de água, cuja construção remonta ao tempo dos escravos. O Campus é composto pelas unidades de ensino: Escola de Enfermagem (EERP), Faculdade de Ciências Farmacêuticas (FCFRP), Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade (FEARP), Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras (FFCLRP), Faculdade de Medicina (FMRP), Faculdade de Odontologia (FORP), Faculdade de Direito (FDRP) e Escola de Educação Física e Esporte (EEFERP); pela Unidade responsável pela administração e gestão do Campus, a Prefeitura do Campus da USP Ribeirão Preto (PUSP RP), pela Biblioteca Central, pelo Centro de Tecnologia da Informação de Ribeirão Preto (CETIRP) e pelo Serviço de Verificação de Óbitos do Interior (SVOI). Também estão nele sediados os centros de excelência em pesquisa e na área da saúde: o Hospital das Clínicas (HC-FMRPUSP), o Centro Regional de Hemoterapia – Hemocentro (CRH-FMRPUSP), o Centro de Medicina Legal (CEMEL FMRP – SVOI) e o SUPERA Parque de Inovação e Tecnologia de Ribeirão Preto. A comunidade USP-RP é composta por 948 docentes, 1.650 funcionários (além de outros 500 terceirizados), 6.766 alunos de Graduação, 3.517 alunos de Pós-Graduação, 470 Pós-Doutorandos, mais 2.200 alunos de Residência, de MBA, de Aperfeiçoamento e de Aprimoramento e Especialização distribuídos nas diferentes Unidades do Campus, no HCFMRP e no Hemocentro. Somam-se a este volume vários docentes, pesquisadores e alunos visitantes de outras regiões do Brasil e do exterior que tornam estes números ainda mais expressivos.