Manual do Calouro Filô FFCLRP/USP

Matemática Aplicada a Negócios

O curso de Bacharelado em Matemática Aplicada a Negócios é oferecido pelo Departamento de Computação e Matemática da Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Ribeirão Preto (FFCLRP) e conta com a colaboração da Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade de Ribeirão Preto (FEARP). Criado em 2004, é um curso diurno com duração de quatro anos.

Esse curso pretende formar profissionais diferenciados, que além de sólidos conhecimentos em Matemática, incluindo Probabilidade e Estatística, tenham habilidade para lidar com fundamentos de Economia, Administração e Contabilidade; consigam propor estratégias convenientes e analisar problemas de planejamento e previsão de riscos em mercados financeiros, planejamento regional, políticas fiscais e comércio internacional; e tenham também familiaridade com o uso de técnicas computacionais para modelagem e resolução de problemas nas áreas de aplicação.

A relevância social do curso deve-se à crescente complexidade dos processos econômicos e sociais que acompanham o mundo atual, a qual impõe cada vez mais a necessidade de profissionais com uma formação diferenciada e multidisciplinar, capazes de apreender os processos em seus diversos desdobramentos e de propor soluções, medidas e estratégias, para enfrentar os desafios que as novas condições exigem. A aplicação de modelos matemáticos nesses processos tem se tornado imprescindível. A antecipação de um problema iminente ou a avaliação de possíveis soluções em um mundo competitivo diante de decisões cada vez mais complexas, representa um diferencial importante em termos de gestão de negócios.

A grade curricular contempla disciplinas de todas as áreas envolvidas no curso, desde o primeiro semestre. Assim, enquanto progride em sua formação matemática, o aluno tem a possibilidade de aprender a desenvolver paulatinamente estratégias de modelagem matemática de fenômenos econômicos, assim como obter uma melhor compreensão dos processos administrativos e contábeis inerentes a empresas e instituições e suas problemáticas. As disciplinas optativas podem ser escolhidas dentro de um amplo leque de possibilidades e contribuem para direcionar e personalizar a formação do aluno. O estágio é oferecido no final do curso e tem como objetivo auxiliar no desenvolvimento das competências e habilidades desejadas para o profissional que o curso pretende formar.

Além das disciplinas e do estágio, os alunos desenvolvem diversas outras atividades que são incentivadas e que complementam sua formação profissional, pessoal, política e ética. Dentre as atividades complementares, no campo da pesquisa, os alunos são estimulados a desenvolver projetos científicos para os quais contam com diversas modalidades de apoio financeiro e a participar de eventos científicos como o SIICUSP (Simpósio Internacional de Iniciação Científica da USP) e congressos mais específicos como o CNMAC (Congresso Nacional de Matemática Aplicada e Computacional), nos quais apresentam os resultados do desenvolvimento dos projetos.

Anualmente, é realizada a Semana da Matemática Aplicada a Negócios, um período de estudos, com suspensão das aulas, dedicado a palestras, minicursos, apresentações de trabalhos de iniciação científica e excursões didáticas. O intuito dessa semana é propiciar aos alunos uma visão mais abrangente das áreas do curso (Matemática, Ciências Econômicas, Administração e Contabilidade e suas interdisciplinaridades) e também orientá-los quanto às áreas de atuação no mercado de trabalho. Em várias edições entre os convidados houve ex-alunos expondo suas experiências no mercado de trabalho e na área acadêmica. A organização das atividades e palestrantes da semana fica a cargo dos alunos de graduação, com a tutela da coordenação do curso.

No dia 06 de maio comemora-se o Dia da Matemática. Neste evento as portas do Departamento de Computação e Matemática são abertas aos alunos do Ensino Médio de escolas de Ribeirão Preto e região com o objetivo de divulgar o curso.  As atividades constam de palestras, visitas e dinâmicas com temas relacionados ao curso.

A participação e a colaboração voluntária dos alunos do curso na organização das olimpíadas de Matemática é outra atividade incentivada que contribui para despertar a responsabilidade social do aluno junto à comunidade. Essas atividades são um importante projeto voltado para as escolas de ensino fundamental e médio da rede pública e privada das Regiões de Ribeirão Preto e Franca, que tem sido realizado desde 2006 pelos docentes do DCM, com colaboração dos alunos.

Com o escopo de adquirir um conhecimento mais aplicado e concreto, as turmas realizam excursões didáticas realizadas em empresas/bancos em que, previamente, sabe-se que alunos do curso possam se inserir durante o estágio obrigatório ou após o término da graduação. Durante as visitas os alunos participam de palestras oferecidas por responsáveis de diferentes áreas da empresa/banco e de interesse do curso, como por exemplo, área de crédito, segurança corporativa, administração, finanças, engenharia de dados, etc.

Desde sua criação, o curso conta com o CEMAN – Centro Estudantil do Curso de Matemática Aplicada a Negócios, que contribui fortemente com a coordenação do curso para a organização de eventos, divulgação do curso e interação com os alunos. Além disso, seguindo o espírito empreendedor dos alunos, em 2020 foi federada a Voll Jr., Empresa Júnior dos alunos do curso de Matemática Aplicada a Negócios, com a intenção de prestar serviços de consultoria empresarial em setores empresariais e particulares. Também em 2020 foi criada por alunos do curso de Matemática Aplicada a Negócios a Include, uma entidade de inclusão e diversidade, com o objetivo de trabalhar de forma efetiva questões de inclusão e diversidade dentro da USP. Os alunos do curso participam ativamente dessas três entidades. Paralelamente os alunos também participam de outras entidades estudantis do campus como, por exemplo, Núcleo de Empreendedores FEA-RP, Enactus FEA-RP, iTeam USP-RP, entre outros.

Como uma prática complementar dentro do processo pedagógico, insere-se a atividade de monitoria, que proporciona ao aluno monitor a oportunidade de sedimentar seus conhecimentos na disciplina envolvida, assim como adquirir experiência em ensino no atendimento extraclasse.

No âmbito da internacionalização do curso, os alunos têm realizado intercâmbios de estudo para universidades renomadas do exterior.

O curso de Matemática Aplicada a Negócios requer do aluno aptidão para ciências exatas combinada com interesse por processos econômicos, administrativos e contábeis e suas problemáticas, inerentes às empresas e instituições, públicas ou privadas.