MP USP

Museu Paulista de Universidade de São Paulo

Criado por decreto-lei de 1894, o Museu do Ipiranga é o museu público mais antigo da cidade de São Paulo. Nasceu como museu enciclopédico e, desde 1989, é um museu especializado em história da cultura material da sociedade brasileira. Em 1923, o Museu Paulista estabeleceu uma extensão na cidade de Itu – o Museu Republicano de Itu, dedicado à memória dos primeiros anos de formação da República brasileira e que é hoje um polo de pesquisa, ensino e extensão com vocação para a história regional paulista a partir da cultura material. As duas instituições passaram a integrar a Universidade de São Paulo em 1963.

O Museu Paulista (Museu do Ipiranga e Museu Republicano de Itu) é um museu universitário e como tal está comprometido com a pesquisa associada às suas coleções. O Museu oferece cursos de extensão e disciplinas de graduação e de pós-graduação; possui programa de iniciação científica e recebe pesquisadores em pós-doutorado e professores visitantes. Integra, juntamente com os outros três museus estatutários da USP, o Programa de Pós-Graduação Interunidades em Museologia.

Os edifícios-monumentos, os acervos centenários e os lugares simbólicos que as sedes de São Paulo e de Itu ocupam nas cidades singularizam o Museu Paulista como uma instituição que conjuga as ações científicas, culturais e educacionais que caracterizam um museu universitário com as de espaços de memória fundamentais no imaginário social brasileiro.

Saiba mais: http://www.mp.usp.br/