Eventos

ORGANIZAÇÃO DE EVENTOS

COSTA, Helouise; CHAGAS, Santiago (Orgs). Simpósio temático (ST 33): Cultura Visual, História e Imagem. In: SIMPÓSIO NACIONAL DE HISTÓRIA, 30., 2019, Recife. Anais do 30º Simpósio Nacional de História: história e o futuro da educação no Brasil. Recife: ANPUH, 2019. De 15 a 19 de julho 2019, Universidade Federal de Pernambuco, Recife, PE.

COSTA, Helouise; ESPADA, Heloísa (Orgs.). Seminário Internacional Fotografia moderna? Fragmentos de uma história (Brasil, 1900-1960). São Paulo: Instituto Moreira Salles, 2019. De 13 a 14 de agosto de 2019, Instituto Moreira Salles, São Paulo, SP.

COSTA, Helouise; MAGALHÃES, Ana G.; LEITE, Edson; BOGÉA, Marta; QUEIROZ, Rodrigo (Orgs.). Programa de Webinários MAC USP: Processos Curatoriais – Rede São Paulo. São Paulo: Museu de Arte Contemporânea da USP, 2020. Nas terças-feiras de 22 de setembro a 27 de outubro de 2020, no Canal MAC USP do YouTube.

LIMA, Solange Ferraz de; SILVA, Rodrigo. (Orgs). Seminário Internacional Desenhando o Futuro: Gestão e Sustentabilidade nos Museus. São Paulo: Museu Paulista, 2019. De 23 a 24 de outubro de 2019, SESC Ipiranga, São Paulo-SP.

PARTICIPAÇÃO EM EVENTOS

Trabalhos apresentados em conferências internacionais

BORREGO, Maria Aparecida de Menezes. A atuação dos comerciantes e sertanistas na configuração territorial da América Portuguesa. CONGRESSO DA ASSOCIAÇÃO DE BRASILIANISTAS NA EUROPA, 2., 2019. Paris: École des Hautes Études en Sciences Sociales, 2019. De 18 a 20 de setembro de 2019, EHESS, Paris, França. (Anexo doc. 53)

BORREGO, Maria Aparecida de Menezes. Dimensões materiais da alimentação nas viagens fluviais da América Portuguesa (sécs. XVIII-XIX). COLÓQUIO DIAITA LUSO-BRASILEIRO EM HISTÓRIA E CULTURAS DA ALIMENTAÇÃO, 6, 2019. Coimbra: Universidade de Coimbra, 2019. De 23 e 25 de outubro de 2019, Universidade de Coimbra, Coimbra, Portugal. (Anexo doc. 54)

BORREGO, Maria Aparecida de Menezes. Hercule Florence e a Sala das Monções (Museu Paulista, 1944-1947). SEMINÁRIO INTERNACIONAL MUSEU PAULISTA E AS MEMÓRIAS DAS NARRATIVAS DE AIMÉ-ADRIEN TAUNAY E HERCULE FLORENCE, 1., 2019. São Paulo: Museu Paulista, 2019. 27 de setembro de 2019, SESC Ipiranga, São Paulo, SP.

BORREGO, Maria Aparecida de Menezes. Monumento às monções: diálogos tensos entre inscrições e baixos relevos. In: CONGRESO INTERNACIONAL DE HISTORIA DE LA CULTURA ESCRITA, 11., 2019. Alcalá de Henares: Universidad de Alcalá, 2019. De 18 a 20 de junho, Universidad de Alcalá, Alcalá de Henares, Espanha. (Anexo doc. 52)

BORREGO, Maria Aparecida de Menezes. A petição de 1740 e a atuação dos comerciantes no extremo oeste da América Portuguesa. SEMINÁRIO INTERNACIONAL CULTURA ESCRITA NO MUNDO MODERNO, 1., 2019. Belo Horizonte: Universidade Federal de Minas Gerais, 2019. De 2 a 6 de setembro de 2019, Universidade Federal de Minas Gerais, Belo horizonte, MG. (Anexo doc. 55)

CARVALHO, Vânia Carneiro de Carvalho. Repertório de equipamentos da cozinha paulista. COLÓQUIO DIAITA LUSO-BRASILEIRO EM HISTÓRIA E CULTURAS DA ALIMENTAÇÃO, 6, 2019. Coimbra: Universidade de Coimbra, 2019. De 23 e 25 de outubro de 2019, Universidade de Coimbra, Coimbra, Portugal. Auxílio à Pesquisa: participação de evento internacional FAPESP. (Anexo doc. 56)

MACIEL, A. C. M. D.. Mind Palace or Memory Palace. INFORMATION STUDIES COLLOQUIUM, 5., 2018. Los Angeles: UCLA, 2018. 25 de outubro de 2018, University of California, Los Angeles, Estados Unidos.

MACIEL, A. C. M. D.. Memórias em refúgio, suas imagens e seus esquecimentos. CONGRESSO DA ASSOCIAÇÃO DE BRASILIANISTAS NA EUROPA, 2., 2019. Paris: École des Hautes Études en Sciences Sociales, 2019. De 18 a 20 de setembro de 2019, EHESS, Paris, França. Painel D1 – “Imago”: o “Ver” em múltiplas representações e abordagens.

MAGALHÃES, A. G.. Modern Classicism. Margherita Sarfatti and Italian Painting in Brazil. COLLEGE ART ASSOCIATION ANNUAL CONFERENCE, 106., 2018. Los Angeles: The College Art Association, 2018. De 21 a 24 de fevereiro de 2018, LA Convention Center, Los Angeles, Estados Unidos. Sessão Mobilities: Brazil and Beyond.

MAGALHÃES, A. G.. Arte italiana smarrita in Brasile l’origine della collezione del Museo d’Arte Contemporânea dell’Università di San Paolo del Brasile. UNIVERSITÀ DEGLI STUDI DE SIENA. Dottorato di ricerca interuniversitario “Pegaso” in Storia delle Arti e dello Spettacolo. Siena, 2019. Palestra ministrada em 13 de novembro de 2019, Dipartimento di Scienze storiche, Università degli Studi de Siena, Siena, Itália.

MAGALHÃES, A. G.. La Biennale di San Paolo e la collezione del Museo d’Arte Contemporanea dell’Università di San Paolo (MAC USP). UNIVERSITÀ CA’FOSCARI. Dottorato Internazionale in Storia delle Arti. Venezia, 2019. 18 de outubro de 2019, Università Ca’Foscari, Veneza, Itália.

MAGALHÃES, A. G.. O Brasil imaginado: exposições de arte do século 21 e a arte brasileira vista de fora. CONGRESSO DA ASSOCIAÇÃO DE BRASILIANISTAS NA EUROPA, 2., 2019. Paris: École des Hautes Études en Sciences Sociales, 2019. De 18 a 20 de setembro de 2019, EHESS, Paris, França. Painel D1 – “Imago”: o “Ver” em múltiplas representações e abordagens.

MAGALHÃES, A. G.. Cannibali nell’editoria d’arte brasiliana degli anni 1920. UNIVERSITÀ DEGLI STUDI DI MILANO. Storia dell’arte. Milano, 2019. Aula para o Programa de Graduação do Dipartimento dei Beni Culturali e Ambientali, no dia 21 de outubro de 2019, Università degli Studi di Milano, Milão, Itália.

MAGALHÃES, A. G.. Una collezione di pittura italiana smarrita: La formazione del primo museo d’arte moderna del Brasile. BIBLIOTHECA HERTZIANA. Research seminar. Roma, 2019. Palestra apresentada em 5 de novembro de 2019, Bibliotheca Hertziana, Roma, Itália.

MAGALHÃES, A. G.. Exhibiting and collecting. The making of collections of modern art and contemporary art at Museum of Contemporary Art of the University of São Paulo. AKADEMIE DER BILDENDEN KÜNSTE WIEN. Wir sind Gleichzeitig Schwarze, Indios und Welbe: Zur Praxis und “Asthetik der Vermischung in der Brasilianischen (Post-)Moderne. Wien, 2019. Palestra como docente convidada, realizada na Akademie der Bildenden Künste Wien, Viena, Áustria. Lecture Series.

MAGALHÃES, A. G.. The Making of Foreign Art Collections in Brazil. COLLOQUIUM ART HISTORY ACROSS THE AMERICAS. Key terms, debates and places of Knowledge. Williamston: The Sterling and Francine Clark Art Institute, 2019. De 5 a 6 de abril de 2019, The Clark, Williamston, Estados Unidos.

MAGALHÃES, A. G.. The Making of the Collections of the Museum of Contemporary Art of the University of São Paulo. COLLECTING THE FUTURE, 1., 2019. Linz: Kunstuniversität Linz, 2019. 28 de junho de 2019, Kunstuniversität Linz, Linz, Áustria. Guest Lecture, Series University of Linz.

MAGALHÃES, A. G.. Storie dell’arte dal mondo. UNIVERSITÀ DEGLI STUDI ROMA. Storie dell’arte dal mondo. Roma, 2019. Palestra realizada em 22 de novembro de 2019, junto ao Departamento de Estudos Humanísticos da Università Degli Studi Roma, Roma, Itália.

MAGALHÃES, A. G.. Transformation/migrations: Voyage: Brasil–Italy (Chair/speaker). CIHA WORLD CONGRESS, 35., 2019, Firenze. Motion: Transformation. Firenze: Comité International d’Histoire de l’Art, 2019. De 1 a 6 de setembro de 2019, Firenze Feria – Villa Vittoria, Florença, Itália.

MARINS, P. C. G.. De monumento a patrimônio: imaginários bandeirantes e políticas culturais em São Paulo. CONGRESSO DA ASSOCIAÇÃO DE BRASILIANISTAS NA EUROPA, 2., 2019. Paris: École des Hautes Études en Sciences Sociales, 2019. De 18 a 20 de setembro de 2019, EHESS, Paris, França. Painel C15 – Patrimônio: impasses e desafios.

MARINS, P. C. G.. Bandeirantes na metrópole: figurações de uma personagem histórica em espaços hierarquizados da cidade. CONGRESSO IBERO AMERICANO DE HISTÓRIA URBANA, 2., 2019. Ciudad de México, 2019. De 25 a 29 de novembro de 2019.

ONODY, H. C.; Santos, A. D.. How much do we know about the biology of the Brazilian Ichneumonidae?: a hundred- years literature review. CONGRESS OF INTERNATIONAL SOCIETY OF HYMENOPTERISTS, 9., 2018. Matsuyama: Ehime University, 2019. De 23 a 27 de julho de 2018.

RIZZUTTO, Marcia. Cultural heritage materials analysis using X-Ray spectroscopies techniques. CONFERENCIA LATINO AMERICA DE ANALISIS POR TECNICAS DE RAYOS X, 16., 2018. Pucón: Universidad de La Frontera, 2018. De 4 a 9 de novembro de 2018, Pucón, Chile.

RIZZUTTO, Marcia. EDXRF analysis with a new elemental maps system. CONFERENCIA LATINO AMERICA DE ANALISIS POR TECNICAS DE RAYOS X, 16., 2018. Pucón: Universidad de La Frontera, 2018. De 4 a 9 de novembro de 2018, Pucón, Chile.

RIZZUTTO, Marcia. Textile Metal Analysis of the First Brazilian Emperors’ Vestiments. EUROPEAN CONFERENCE ON X-RAY SPECTROMETRY, 2018. Ljubljana: Jožef Stefan Institute, 2018. De 24 a 29 de junho de 2018, Jožef Stefan Institute, Ljublana, Eslovênia.
Trabalhos apresentados em conferências nacionais

BORREGO, Maria Aparecida de Menezes. Um monumento para o porto dos cuiabanos (Porto Feliz, 1920). SEMINÁRIO NACIONAL DO CENTRO DE MEMÓRIA UNICAMP, 9., 2019. Campinas: Universidade Estadual de Campinas, 2019. De 29 a 31 de julho, Centro de Memória Unicamp, Campinas, SP.

BRANDÃO, C. R. F.; ANDRADE, T. O.; RAMOS, K. S.; ONODY, H. C.; SANTOS, A. D.. Contribuição da coleção de Vespoidea do Museu de Zoologia da Universidade de São Paulo para o conhecimento da biodiversidade brasileira. CONGRESSO BRASILEIRO DE ZOOLOGIA, 32., 2018, Foz do Iguaçu. Curitiba: Sociedade Brasileira de Zoologia, 2018. De 25 de fevereiro a 2 de março de 2018, Universidade Federal da Integração Latino-Americana, Foz do Iguaçu, PR. Apresentação oral.

BRANDÃO, C. R. F.; ANDRADE, T. O.; RAMOS, K. S.; PERIOTO, N. W.; LARA, R. I. R.. Bee diversity captured with malaise traps in an area of Atlantic Forest in the Serra do Mar State Park, Ubatuba, São Paulo, Brazil. XII ENCONTRO SOBRE ABELHAS, 12., 2018. Uberlândia: Universidade Federal de Uberlândia, 2018. De 12 a 14 de outubro de 2018, Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, MG. Apresentação de pôster.

BRANDÃO, C. R. F.; ANDRADE, T. O.; RAMOS, K. S.; PERIOTO, N. W.; LARA, R. I. R.. The bee fauna of an Atlantic Forest fragment in São Luiz do Paraitinga. XII ENCONTRO SOBRE ABELHAS, 12., 2018. Uberlândia: Universidade Federal de Uberlândia, 2018. De 12 a 14 de outubro de 2018, Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, MG. Apresentação de pôster.

BRANDÃO, C. R. F.; ANDRADE, T. O.; RAMOS, K. S.; PERIOTO, N. W.; LARA, R. I. R.. Diversidade de abelhas nativas (Hymenoptera, Apidae s.l.) do Parque Estadual do Morro do Diabo, São Paulo, Brasil. CONGRESSO BRASILEIRO DE ZOOLOGIA, 32., 2018, Foz do Iguaçu. Curitiba: Sociedade Brasileira de Zoologia, 2018. De 25 de fevereiro a 2 de março de 2018, Universidade Federal da Integração Latino-Americana, Foz do Iguaçu, PR. Apresentação de pôster.

BRANDÃO, C. R. F.; CHIMENTI, G. L.; ULYSSÉA, M. A.. Ant Species (Hymenoptera: Formicidae) Recognized for the State of Tocantins, Brazil. SIMPÓSIO DE MIRMECOLOGIA, 24., 2019. Belo Horizonte: Universidade Federal de Minas Gerais, 2019. De 30 de setembro a 4 de outubro de 2019, Universidade Federal de Minas Gerais, Belo Horizonte, MG. Modalidade Apresentação de pôster.

BRANDÃO, C. R. F.; SANTOS, A. D.; ONODY, H. C.; PERIOTO, N. W.; LARA, R. I. R.. População de Charops Holmgren, 1859 (Hymenoptera: Campopleginae) da Estação Ecológica de Jataí (Luíz Antônio, SP). CONGRESSO BRASILEIRO DE ZOOLOGIA, 32., 2018, Foz do Iguaçu. Curitiba: Sociedade Brasileira de Zoologia, 2018. De 25 de fevereiro a 2 de março de 2018, Universidade Federal da Integração Latino-Americana, Foz do Iguaçu, PR.

COSTA, Helouise. Da fotografia como arte à arte como fotografia: a assimilação da fotografia pelos museus na cidade de São Paulo. LABORATÓRIO DE IMAGEM E SOM EM ANTROPOLOGIA DA USP. São Paulo: LISA, 2019. 11 de outubro de 2019, FFLCH USP, São Paulo, SP.

COSTA, Helouise. A exposição de arte como campo de disputa política nas décadas de 1940 e 1950 no Brasil. SIMPÓSIO NACIONAL DE HISTÓRIA, 30., 2019. Recife: ANPUH, 2019. De 15 a 19 de julho 2019, Universidade Federal de Pernambuco, Recife, PE.

COSTA, Helouise. A fotografia em exibição. SEMINÁRIO INTERNACIONAL FOTOGRAFIA MODERNA, 1., 2019, São Paulo. Fragmentos de uma história (Brasil, 1900-1960. São Paulo: Instituto Moreira Salles, 2019. De 13 a 14 de agosto de 2019, Instituto Moreira Salles, São Paulo, SP.

COSTA, Helouise. Lasar Segall e Hildegard Rosenthal: empatia e cumplicidade nos retratos do artista em seu ateliê. SEMINÁRIO DO MUSEU D. JOÃO VI – GRUPO ENTRESSÉCULOS, 11., Rio de Janeiro. O artista em representação: coleções de artistas. Rio de Janeiro: Museu Nacional de Belas Artes, 2019. De 27 a 31 de maio de 2019, Museu Nacional de Belas Artes, RJ.

COSTA, Helouise. Pequena história do Departamento de Fotografia do MoMA: a legitimação da fotografia pelo museu de arte. LABORATÓRIO DE IMAGEM E SOM EM ANTROPOLOGIA DA USP. São Paulo: LISA, 2019. 4 de outubro de 2019, FFLCH USP, São Paulo, SP.

LIMA, Solange Ferraz de. Do museu para o mundo: a colaboração como caminho para a difusão dos acervos fotográficos. COLEÇÕES FOTOGRÁFICAS, ACERVOS, PRESERVAÇÃO, PESQUISA E POLÍTICAS DE ACESSO. Uma agenda para a fotografia. Niterói: Grupo ANPUH/RJ de Cultura Visual, 2017. De 30 de novembro a 1 de dezembro de 2017, na Sociedade Fluminense de Fotografia, Niterói, RJ.

LIMA, Solange Ferraz de. De estúdios fotográficos e jardins: a construção da imagem pública de indivíduos. COLÓQUIO INTERNACIONAL JARDINS E SOCIABILIDADES. São Paulo: Museu Paulista da USP, 2018. De 9 a 11 de maio de 2018, Museu Paulista da USP, São Paulo, SP.

MACIEL, A. C. M. D.. Coordenação. SEMINÁRIO DEMOGRAFIA DA INF NCIA E JUVENTUDE, 1., 2017. Campinas: Unicamp, 2017. 9 de novembro de 2017, UNICAMP, Campinas, SP.

MACIEL, A. C. M. D.. Debate sobre o filme Império da Fantasia. MOSTRA ECOFALANTE DE CINEMA AMBIENTAL, 6., 2017. São Paulo: Ecofalante, 2017. 23 de novembro de 2017, UNICAMP, Campinas, SP.

MACIEL, A. C. M. D.. Memórias Migrantes. ENCONTRO REGIONAL NORTE DE HISTÓRIA ORAL: (DE)COLONIALIDADE, MEMÓRIA E LINGUAGENS, 10., 2017. Manaus: Universidade Federal do Amazonas, 2017. De 25 a 27.de outubro de 2017, UFAM, Manaus, AM. Conferência de Abertura.

MACIEL, A. C. M. D.. Olhares e silenciamentos sobre a Arte: mesa-redonda. ENCONTRO DE HISTÓRIA DA ARTE, 12., 2017. Campinas: UNICAMP, 2017. De 4 a 7 de dezembro de 2017, UNICAMP, Campinas, SP.

MACIEL, A. C. M. D.. Autobiografia de um trauma: o conflito Sírio em sons e imagens ENCONTRO ESTADUAL DA ANPUH, 24., 2018. Guarulhos: UNIFESP, 2018. De 03 a 06 de setembro de 2018, Universidade Federal de São Paulo, Guarulhos, SP. Apresentação do trabalho oral no Simpósio Temático “ST 33 – Trajetórias e (auto)biografias: modelos, limites, desafios e possibilidades”.

MACIEL, A. C. M. D.. Coordenação de Simpósio Temático (ST 33 – Trajetórias e (auto)biografias: modelos, limites, desafios e possibilidades). ENCONTRO ESTADUAL DA ANPUH, 24., 2018. Guarulhos: UNIFESP, 2018. De 03 a 06 de setembro de 2018, Universidade Federal de São Paulo, Guarulhos, SP.

MACIEL, A. C. M. D.. Mesa de abertura. ENCONTRO INTERNACIONAL SABER URBANO E LINGUAGEM: ESCRITURAS DA CIDADE, 9., 2018. Campinas: LABEURB, 2018. De 6 a 8 de março de 2018, UNICAMP, Campinas, SP.

MACIEL, A. C. M. D.. Mesa de abertura. O ENSINO DE PÓS-GRADUAÇÃO NA ESCOLA SUPERIOR MILITAR, 2018. Campinas: NEPP, 2018. 9 de março de 2018, UNICAMP, Campinas, SP.

MAGALHÃES, A. G.. Modigliani ‘degenerado’ e sua recepção entre a Itália e o Brasil. SEMINÁRIO INTERNACIONAL ARTE DEGENERADA. 80 anos: repercussões no Brasil. São Paulo: Museu de Arte Contemporânea da Universidade de São Paulo,
2018. De 25 a 27 de abril de 2018, MAC USP, São Paulo, SP. Apresentação da comunicação. [publicação associada – texto em anexo]

MAGALHÃES, A. G.. Boccioni e seu Impacto no Futurismo. CASA FIAT DE CULTURA. Beleza em movimento: ícones do design italiano. Belo Horizonte, 2019. 21 de agosto de 2019, evento Boccioni no Brasil.

ONODY, H. C.; SANTOS, A. D.; PENTEADO-DIAS, A. M.. Identificação de uma nova espécie e ampliação do registro de ocorrência de Cymodusa Holmgren, 1859 (Hymenoptera: Campopleginae) no Brasil. CONGRESSO BRASILEIRO DE ZOOLOGIA, 32., 2018, Foz do Iguaçu. Curitiba: Sociedade Brasileira de Zoologia, 2018. De 25 de fevereiro a 2 de março de 2018, Universidade Federal da Integração Latino-Americana, Foz do Iguaçu, PR.

ONODY, H.C.; SANTOS, L. N.; KHATTAR, G.; MONTEIRO, M. M.; MONTEIRO, R. F.. Variação do tamanho corporal de Nonnus niger (Hymenoptera: Ichneumonidae) ao longo de um gradiente elevacional no Rio de Janeiro. SEMANA DE INTEGRAÇÃO ACADÊMICA, 9., 2018. Rio de Janeiro: Universidade Federal do Rio de Janeiro, 2018. De 15 a 21 de outubro, UFRJ, Rio de Janeiro, RJ.

RIZZUTTO, Márcia; MAGALHÃES, Ana G.. As análises não destrutivas do gesso “Formas Únicas da Continuidade do Espaço”. SEMINÁRIO INTERNACIONAL O DILEMA DE BOCCIONI. Em busca de sua obra escultórica. São Paulo: Museu de Arte Contemporânea da Universidade de São Paulo, 2018. De 27 e 28 de setembro de 2018, MAC USP, São Paulo, SP.

RIZZUTTO, Márcia. Primeiro painel. SIMPÓSIO DIREITO E ARTE. Da autenticidade e autoria em obras de arte e a proteção do patrimônio artístico. São Paulo: Comissão de Direito às Artes da OAB-SP, 2018. 15 de agosto de 2018, OAB, São Paulo, SP.

RIZZUTTO, Márcia. Os Laboratórios no Mundo ESCOLA DE ARQUEOMETRIA, 5., 2020. São Carlos: Instituto de Física de São Carlos da USP, 2020. De 16 a 20 de novembro de 2020, IFSC USP, São Carlos, SP.