O Cosmos é compartilhado com alguns dos mais importantes grupos de estímulo ao empreendedorismo e a inovação da USP. Combinando alunos de diferentes cursos, como engenharias, design, ciência da computação, comunicação, biologia, medicina, direito, administração, criou-se um ambiente plural em ideias, fomentando a criação de soluções diversas.
Conheça cada uma delas:
Núcleo de Empreendedorismo da USP
O Núcleo de empreendedorismo da USP é um grupo de extensão universitária com a missão de fomentar o empreendedorismo de startups na USP. É formado por um time multidisciplinar, apoiado por professores, pesquisadores e instituições da Universidade. Inspiram, capacitam e conectam alunos e ex-alunos com o ecossistema de empreendedorismo, seja por meio de cursos, mentorias, conexões com mentores e investidores ou vagas em startups.
Algumas das iniciativas que realizam são competições de projetos para startups, programas de aceleração, workshops e bate-papos entre estudantes, startups e empreendedores. Além disso, desenvolvem em parceria com a Pró-Reitoria de Pesquisa cursos de inovação para +300 mil estudantes na plataforma Coursera da USP.
Laboratório de Empreendedorismo FEA-USP (eLab)
O foco de atuação do eLab é realizar projetos de ensino e mentoria de empreendedorismo com público alvo principalmente na comunidade externa à USP. Como missão, almejam desenvolver na rede eLabiana tanto uma mentalidade empreendedora, quanto competências fundamentais para novos empreendedores.
Dentre os projetos que realizam, alguns exemplos: EmpreendeSIM!, um curso de empreendedorismo para alunos de ETECs; Mete Marcha, uma pré-aceleração para negócios de impacto e cujo público-alvo é o empreendedor em situação de vulnerabilidade social.
Turing USP
Grupo de extensão da USP que estuda, dissemina e aplica conhecimentos de Inteligência Artificial, desenvolvendo projetos avançados nas seguintes áreas de foco: Ciência de Dados, Processamento de Linguagem Natural, Visão Computacional, Aprendizado por Reforço e Finanças Quantitativas
Enactus USP Cidade Universitária
A Enactus USP Cidade Universitária é uma entidade estudantil que faz parte de uma rede global que une estudantes, líderes executivos e líderes acadêmicos para o desenvolvimento de iniciativas empreendedoras e inovadoras com viés social, econômico e ambiental. Através do empreendedorismo social, co-criam soluções para dores reais com comunidades reais, já tendo desenvolvido mais de 5 grandes projetos e ações em temáticas como saúde, nutrição, esporte, empatia e museus, soft skills, educação. Hoje desenvolvem ações com a comunidade São Remo, além de terem um projeto emancipado e atuante como uma entidade estudantil independente, o Museu Pra Quem?.
Estudos de Política Em Pauta (EPEP)
A EPEP (Estudos de Política Em Pauta) é uma entidade focada em conectar a Universidade ao debate público e promover entre seus membros e a comunidade capacitações no campo de inovação em políticas públicas. Nossas iniciativas permeiam desde eventos para a comunidade com importantes figuras do debate público, soluções para parceiros no ramo de consultoria e assessoria, bem como produção de conteúdo responsável e de qualidade sobre atualidades e políticas públicas de modo geral, com foco em inovação, liderança e diversidade.
FEA.dev
A EPEP (Estudos de Política Em Pauta) é uma entidade focada em conectar a Universidade ao debate público e promover entre seus membros e a comunidade capacitações no campo de inovação em políticas públicas. Nossas iniciativas permeiam desde eventos para a comunidade com importantes figuras do debate público, soluções para parceiros no ramo de consultoria e assessoria, bem como produção de conteúdo responsável e de qualidade sobre atualidades e políticas públicas de modo geral, com foco em inovação, liderança e diversidade
FAUUSP Jr
A EPEP (Estudos de Política Em Pauta) é uma entidade focada em conectar a Universidade ao debate público e promover entre seus membros e a comunidade capacitações no campo de inovação em políticas públicas. Nossas iniciativas permeiam desde eventos para a comunidade com importantes figuras do debate público, soluções para parceiros no ramo de consultoria e assessoria, bem como produção de conteúdo responsável e de qualidade sobre atualidades e políticas públicas de modo geral, com foco em inovação, liderança e diversidade
Agência de Comunicações ECA Jr.
Fundada em 1991, a ECA Jr. é a primeira empresa Jr. de comunicação do Brasil. Com uma gestão cíclica, horizontal e formada inteiramente por estudantes das áreas de Publicidade, Relações Públicas e Turismo da Universidade de São Paulo, impacta, há 30 anos, estudantes e negócios através da comunicação, da inovação e da criatividade.
Como agência especializada em comunicação, oferece soluções como comunicação planejada, branding e gerenciamento de mídias para construir e consolidar marcas, além de soluções na área de turismo, como marketing turístico e consultoria de viagem!
Skyrats
A Skyrats é a equipe interdisciplinar de drones inteligentes da Escola Politécnica da USP. O projeto desenvolve drones autônomos para participação em competições nacionais, como a COBRUF Drones, e internacionais, como a IMAV (International Micro-Air Vehicle Conference and Competition) e estudo de tecnologias em robótica aérea.
O grupo busca se desenvolver nas áreas da Inteligência artificial, robótica aérea e de micro-veículos aéreos não tripulados. Atingem seus objetivos através de estudo, pesquisa e dedicação, bem como através de uma constante busca por atualização e evolução. Mantém os valores de pesquisa e aprendizagem da equipe em cada um de seus membros.
Hardware Livre USP
Visando promover estudos ligados à área de Hardware Livre, o grupo foi criado no IME-USP para práticas com o Arduino. O objetivo desse grupo, no entanto, é, além de dominar a tecnologia envolvida com este tipo de dispositivo, conduzir pesquisas originais com Hardware Livre em geral. As aplicações em pesquisa são exploradas por alunos de graduação, mestrado e doutorado. Têm como intuito aumentar o leque de aplicações do Hardware aberto em pesquisa envolvendo diversas áreas da ciência. Já realizam projetos relacionados com as áreas de Ciência da Computação, Engenharia da Computação, Arquitetura, Artes Plásticas, Biologia e outras áreas. Estão abertos para novos projetos e parcerias.