O processo de pré-aceleração tem como objetivo principal transformar protótipos e produtos-mínimo-viáveis, elaborados anteriormente na fase de descoberta do cliente, em produtos e serviços de sucesso no mercado. Desta forma, corresponde à etapa de validação pelo cliente do modelo “Customer Development” proposto por Steve Blank.
Esta fase usualmente é a fase mais desafiadora no desenvolvimento da startup. Após um início bem sucedido, em que a equipe se formou, identificou um problema relevante e validou um protótipo de uma possível solução, na etapa de pré-aceleração o objetivo é chegar rapidamente ao mercado, obtendo os recursos necessários para iniciar a criação efetiva da empresa. Assim, esta etapa é caracterizada pela falta de recursos financeiros (o dinheiro só virá com as primeiras vendas), falta de investimentos externos (ainda é necessário provar que o modelo de negócios é sustentável) e questões que envolvem a equipe – necessidade de incorporar novos sócios e, também, sócios que não desejam mais evoluir com o projeto.
É neste “espaço de grandes incertezas” em que atuam os programas de pré-aceleração do Laboratório Samsung Ocean hospedado no Cosmos. O foco dos programas é viabilizar os recursos mais importantes para a evolução da startup, incluindo conhecimentos especializados maquinas e equipamentos, laboratórios de prototipação, conexões com o mercado e parcerias com empresas. Mais ainda, os programas de pré-aceleração oferecidos pelo Ocean-Cosmos@InovaUSP viabilizam o acompanhamento atento de todos os movimentos da startup por uma equipe de mentores com grande experiência no mercado, capazes de, em parceria com a equipe de empreendedores, identificar objetivos, direcionar ações futuras e consolidar os principais aprendizados obtidos pela startup.
Conheça mais detalhes sobre os programas que estamos realizando:
Alguns programas de pré-aceleração que já realizamos:
Novos Negócios (N2), desenvolvido em parceria entre USP, Unicamp, UEA e Samsung em 2021.
Intensivo#9, desenvolvido em parceria entre o Cosmos e a Samsung no segundo semestre de 2020.