Docência no Ensino Superior: uma primeira aproximação
Em 2019 demos início ao oferecimento de uma atividade voltada ao aprimoramento didático pedagógico de docentes USP, contando com 70 vagas, em 3 etapas, sendo a primeira delas presencial, durante uma semana (abril ou setembro) com carga horária de 24 horas (9-12hs e 14-17hs); a segunda utilizando o curso online “Docência no Ensino Superior: uma primeira aproximação”, oferecendo-se prazo de 40 dias para conclusão. Ao final, uma terceira etapa, com duração de 3 horas, sendo este mais um encontro presencial, com vistas ao fechamento e discussão de todas as atividades realizadas. A dinâmica (etapa 1) consiste na apresentação dialogada de assuntos norteadores em Educação (item 3), promovendo a discussão e o compartilhamento de experiências, tendo como referenciais a valorização da diversidade universitária e das diferentes condutas didáticas, sem qualquer caráter prescritivo ou estritamente metodológico. Com esta atividade esperamos que seja mais uma oportunidade oferecida para a atualização de conhecimentos em Educação Superior, valorização e motivação dos nossos professores, além de uma maior interação entre as diferentes unidades USP, fomentando a multi e interdisciplinaridade nos nossos cursos de graduação e pós-graduação. O curso é totalmente gratuito aos inscritos. A divulgação desta atividade e seleção dos docentes ficará a critério da PRPG-USP, podendo abranger professores USP, desde recém-contratados àqueles com vários anos de atuação. Docentes recebem o certificado de conclusão, emitido pela PRPG-USP, desde que: a) tenham pelo menos 70% de frequência nas atividades presenciais e b) enviarem (dentro do prazo) uma atividade proposta no curso on-line.
Programação 2020
Encontro | Data | Horário | Temas |
1 | 02/09/19 | 9 ~12 hs | Apresentação da proposta (valores, objetivos e conteúdo) |
2 | 14 ~17 hs | Compartilhando experiências docentes | |
3 | 03/09/19 | 9 ~12 hs | a) Conhecendo as diferentes correntes pedagógicas b) Planejamento de Ensino |
4 | 14 ~17 hs | a) Metodologias de Ensino b) Recursos digitais e audiovisuais em sala de aula: contextos e visão crítica | |
5 | 04/09/19 | 9 ~12 hs | Recursos digitais e audiovisuais em sala de aula |
6 | 14 ~17 hs | Recursos digitais e audiovisuais em sala de aula | |
7 | 05/09/19 | 9 ~12 hs | Discutindo a avaliação discente |
8 | 14 ~17 hs | Acolhimento, orientação profissional e acadêmica dos nossos alunos |
Os participantes realizam o curso online “Docência no Ensino Superior: uma primeira aproximação”, hospedado no ambiente e-discplinas USP, que em linhas gerais consiste numa série de entrevistas gravadas em vídeo, textos, leituras sugeridas e participação no fórum de discussões para interação entre os participantes. As unidades temáticas da etapa online são as seguintes:
Unidade | Tema | Vídeos (aprox. 20 min/cada) |
1 | Docência no ensino superior: uma breve caracterização | 1a) A expansão do Ensino Superior Brasileiro nas últimas décadas. |
1b) As transformações do Ensino Superior Brasileiro e a diversificação do alunado. | ||
1c) O professor do Ensino Superior: da formação à ação. | ||
2 | Saberes docentes, planejamento da prática pedagógica e organização da aula | 2a) O Projeto Político-pedagógico do curso e o planejamento da disciplina: alguns elementos para pensar a prática docente. |
2b) O plano de ensino, a organização do espaço-tempo da aula e as estratégias didáticas. | ||
2c) A edificação do espaço pedagógico: a sala de aula e suas condições de funcionamento. | ||
2d) Processos formativos e saberes docentes: práticas e concepções. | ||
3 | Práticas de ensino, inovação pedagógica e usos das mídias digitais | 3a) Prática docente, renovação pedagógica e mídias digitais. |
3b) Renovação pedagógica, formação de professores e cultura digital. | ||
4 | Avaliação da aprendizagem: Concepções e práticas | 4a) Concepções de avaliação e processos de aprendizagem. |
4b) Instrumentos avaliativos e suas relações com os objetivos previstos. | ||
5 | Recursos didáticos | 5.1) Uma série de recursos digitais para serem utilizados em sala de aula (Interatividade nos vídeos, transmissão ao vivo, E-disciplinas, Download de vídeos, Mentimeter, Kahoot, Plickers) |
6 | Compartilhando experiências docentes | 6.1) Entrevistas com professores USP apresentando suas concepções de ensino e aprendizagem |
A atividade de avaliação consiste na elaboração de um breve texto que promova a reflexão sobre a atividade docente articulando-a com os temas e questões abordadas ao longo do curso.
Neste último encontro realizamos um fechamento do curso, refletindo sobre as atividades realizadas e conhecimentos adquiridos, mediante atividades de interação entre os participantes.