Disciplina DG5404
A cada semestre, 1000 vagas são disponibilizadas para pós-graduandos de todas as unidades USP para realizarem o curso online “Docência no Ensino Superior: uma primeira aproximação”. Hospedado no ambiente e-disciplinas USP, que em linhas gerais consiste numa série de entrevistas gravadas em vídeo, textos, leituras sugeridas e participação no fórum de discussões para interação entre os participantes.
Para maiores informações:
Acesse o
e-disciplina
Assista
o vídeo
ao lado
DPG5004 (2021.1) – Docência no Ensino Superior: Uma Primeira Aproximação I (2021) – 1º semestre
Número de alunos que cursaram: 207
Saiba mais em: Catálogo de disciplinas
O curso está estruturado na forma de entrevistas abordando os seguintes temas:
1. Docência No Ensino Superior: Uma Breve Caracterização
2. Saberes Docentes, Planejamento da Prática Pedagógica e Organização da Aula
3. Práticas de Ensino, Inovação Pedagógica e Usos das Mídias Digitais
4. Avaliação da Aprendizagem: Concepções e Práticas
5. Recursos Didáticos
6. Compartilhando Experiências Docentes
Docentes Responsáveis:
Adriana Backx Noronha Viana
Fabio Gregori
Paula Perin Vicentini
Rita de Cassia Gallego
Sylvia Domingos Barrera
Dagma Venturini Marques Abramides
Objetivos:
A disciplina tem por objetivo oferecer aos pós-graduandos uma introdução às questões que caracterizam o exercício da docência em nível superior. Para tanto, busca-se favorecer o debate acerca das concepções de universidade, tendo em vista as transformações pelas quais esse nível de ensino tem passado, no Brasil, nas últimas décadas. Sem desconsiderar as especificidades das inúmeras áreas que compõem a Universidade de São Paulo, pretende-se fornecer elementos básicos para que o futuro professor de Ensino Superior entenda os aspectos principais de seu ofício, notadamente os processos formativos e os saberes docentes, a relação pedagógica e o espaço da sala de aula, o planejamento e a organização de sua prática, bem como a avaliação. Trata-se, portanto, de fomentar uma compreensão mais acurada de sua inserção profissional como docente no meio universitário, favorecendo práticas, com base nas quais se desenvolvam processos formativos de qualidade/excelência e que contribuam para a efetiva democratização do Ensino Superior.
DPG5004 (2020.2) – Docência no Ensino Superior: Uma Primeira Aproximação I (2020) – 2º semestre
Número de alunos inscritos: 445Número de alunos que cursaram: 372
Saiba mais em: Catálogo de disciplinas
O curso está estruturado na forma de entrevistas abordando os seguintes temas:
1. Docência No Ensino Superior: Uma Breve Caracterização
2. Saberes Docentes, Planejamento da Prática Pedagógica e Organização da Aula
3. Práticas de Ensino, Inovação Pedagógica e Usos das Mídias Digitais
4. Avaliação da Aprendizagem: Concepções e Práticas
5. Recursos Didáticos
6. Compartilhando Experiências Docentes
Docentes Responsáveis:
Objetivos:
A disciplina tem por objetivo oferecer aos pós-graduandos uma introdução às questões que caracterizam o exercício da docência em nível superior. Para tanto, busca-se favorecer o debate acerca das concepções de universidade, tendo em vista as transformações pelas quais esse nível de ensino tem passado, no Brasil, nas últimas décadas. Sem desconsiderar as especificidades das inúmeras áreas que compõem a Universidade de São Paulo, pretende-se fornecer elementos básicos para que o futuro professor de Ensino Superior entenda os aspectos principais de seu ofício, notadamente os processos formativos e os saberes docentes, a relação pedagógica e o espaço da sala de aula, o planejamento e a organização de sua prática, bem como a avaliação. Trata-se, portanto, de fomentar uma compreensão mais acurada de sua inserção profissional como docente no meio universitário, favorecendo práticas, com base nas quais se desenvolvam processos formativos de qualidade/excelência e que contribuam para a efetiva democratização do Ensino Superior.
DPG5004 (2020.2) – Docência no Ensino Superior: Uma Primeira Aproximação I (2020) – 1º semestre
Número de alunos inscritos: 506Número de alunos que cursaram: 463
Saiba mais em: Catálogo de disciplinas
O curso está estruturado na forma de entrevistas abordando os seguintes temas:
1. Docência No Ensino Superior: Uma Breve Caracterização
2. Saberes Docentes, Planejamento da Prática Pedagógica e Organização da Aula
3. Práticas de Ensino, Inovação Pedagógica e Usos das Mídias Digitais
4. Avaliação da Aprendizagem: Concepções e Práticas
5. Recursos Didáticos
6. Compartilhando Experiências Docentes
Docentes Responsáveis:
Objetivos:
A disciplina tem por objetivo oferecer aos pós-graduandos uma introdução às questões que caracterizam o exercício da docência em nível superior. Para tanto, busca-se favorecer o debate acerca das concepções de universidade, tendo em vista as transformações pelas quais esse nível de ensino tem passado, no Brasil, nas últimas décadas. Sem desconsiderar as especificidades das inúmeras áreas que compõem a Universidade de São Paulo, pretende-se fornecer elementos básicos para que o futuro professor de Ensino Superior entenda os aspectos principais de seu ofício, notadamente os processos formativos e os saberes docentes, a relação pedagógica e o espaço da sala de aula, o planejamento e a organização de sua prática, bem como a avaliação. Trata-se, portanto, de fomentar uma compreensão mais acurada de sua inserção profissional como docente no meio universitário, favorecendo práticas, com base nas quais se desenvolvam processos formativos de qualidade/excelência e que contribuam para a efetiva democratização do Ensino Superior.