Início • Para Estudantes • Informações Gerais

Informações gerais para estudantes

Local

A maioria das palestras, mesas redondas e salas de situação acontecerão na Faculdade de Saúde Pública da Universidade de São Paulo, São Paulo, Brasil. Consulte este mapa dos locais exatos. A estação de metrô mais próxima é Hospital das Clínicas. Distribuiremos um mapa com a localização exata e os números das salas para todas as aulas e laboratórios. Consulte a seção Local para obter mais detalhes.

Hotel

Todos os alunos ficarão hospedados no Quality Oscar Freire na Rua Oscar Freire, 1948, no bairro de Pinheiros. A Escola arcará com os custos de hospedagem em quarto duplo. O hotel oferece um café da manhã  pela manhã, que está incluído. O hotel fica a uma curta caminhada da Escola de Saúde Pública (veja o mapa ao lado). A estação de metrô mais próxima é Hospital das Clínicas. A sua estadia está reservada para 9 a 23 de julho (12:00 para check-in e 14:00 para check-out). Ao chegar, dirija-se à recepção, haverá uma reserva em seu nome.

Para chegar no hotel

Do aeroporto de Guarulhos

Aconselhamos usar apenas táxis oficiais ou serviços de aplicativos de transporte particular (como Uber), e não entrar em carros que não estejam cadastrados. Existem serviços de táxi e aplicativos no aeroporto. Para aplicativos de transporte, você pode solicitar um carro pelo celular. Para Táxi, você pode solicitar  no balcão de atendimento. Os serviços de táxis e aplicativos estão localizados no piso de desembarque. As tarifas estimadas do aeroporto para o hotel são de R$ 140-150 para táxi ou R$ 90-115 para aplicativos de transporte privado como Uber.

Existe um serviço transfer de ônibus do Aeroporto de Guarulhos para a Avenida Paulista em São Paulo. Para a tarifa de ônibus e horários de ônibus, consulte: https://www.airportbusservice.com.br/. Este ônibus deixará você no Metrô Consolação, a uma estação de metrô da Metrô Clínicas. A estação Clínicas fica a apenas 450m do Quality Hotel.

Existe um trem urbano (CPTM) que liga o Aeroporto Internacional de Guarulhos e a Estação Luz do metrô, que leva 30 minutos e custa cerca de um dólar. Para pegar o trem, você precisa primeiro pegar um ônibus do terminal do aeroporto até a estação de trem (cerca de 15 minutos). Depois de comprar a passagem na estação de trem, o trem sai de hora em hora da estação do Aeroporto entre 5h e meia-noite (5h, 6h, etc). Se você decidir usar o transporte público, precisará ter reais. Há casas de câmbio no aeroporto.

Do aeroporto de Congonhas

Aconselhamos o uso apenas de táxi oficial e Uber e serviços de aplicativos similares, e não entrar em carros que não estejam cadastrados. Existem serviços de táxi e Uber no aeroporto. Para Uber, você pode pedir um carro a partir do seu celular. Para táxi, você pode solicitar um táxi esperando na fila de táxi. Tanto os táxis quanto os ubers estão localizados no piso de desembarque.

Registro no primeiro dia

O registro na Escola será no primeiro  dia, segunda-feira, 10 de julho, às 8h. As aulas começarão às 9h, por isso chegue cedo para garantir sua inscrição, antes das aulas. Durante as duas semanas, haverá um escritório de Preparação para Epidemias do SPSAS na Faculdade de Saúde Pública da USP (FSP-USP), localizado na Av. Dr. Arnaldo, 715 – Cerqueira César, São Paulo – SP.

Sobre as atividades

Seção de abertura, palestras e mesas redondas

A Sessão de Abertura, Palestras e Mesas Redondas acontecerão no Auditório João Yunes (entrada lateral esquerda da Faculdade de Saúde Pública – USP), Av. Dr. Arnaldo, 455 – Cerqueira César – CEP: 01246903. Consulte a programação para mais informações.

Exercícios práticos (Lab Tracks)

Nos dias 13 e 14 de julho, os participantes escolherão um de quatro exercícios práticos (Lab tracks). As sessões de laboratório acontecerão durante toda a tarde de ambos os dias. Os alunos devem se inscrever para um só laboratório e participar de ambos os dias.

Material das palestras e cursos

Material de apoio das palestras e cursos estará neste site, à medida que os palestrantes compartilhem.

Instrutoras

A Escola conta com instrutoras, que trabalharão junto com os organizadores e palestrantes nas salas de situação, que ocorrerão durante a segunda semana da Escola. As instrutoras são especialistas do Ministério da Saúde do Brasil,   com ampla experiência em treinamento e trabalho em salas de emergência.

Sessão de pôsters

O SPSAS Epidemic Preparedness organizou uma sessão de posters, para os estudantes compartilharem seus projetos de pesquisa, promover a interação entre alunos e instrutores, e oportunidades de intercâmbio acadêmico durante a Escola. A seção acontece na quinta-feira, 20 de julho,  das 11h30 às 12h30. A sessão  é  uma oportunidade de discutir  sua pesquisa e com os participantes. Durante a sessão, os autores devem estar ao lado de seus posters para  responder a perguntas e discutir os resultados. Esperamos que todos vocês reservem um tempo para visitar a  exposição para aprender mais sobre os alunos e seus trabalhos.

Os pôsteres devem ser impressos e ter tamanho máximo de 0,8 m X 1,4 m. O pôster deve incluir um título, o nome do autor e afiliação institucional, a questão de pesquisa do estudo, o argumento de trabalho (e hipóteses relevantes), o(s) método(s) de pesquisa,  descobertas (preliminares ou esperadas) e a contribuição do estudo para pesquisas futuras. O pôster deverá ser apresentado na Secretaria da Escola durante a inscrição.

Uma vez que temos de planejar o espaço expositivo no átrio, pedimos-lhe que nos comunique a sua disponibilidade para participar na iniciativa, enviando o título do pôster até 1 de julho de 2023, para a Secretaria da Escola (coordenacao@sinteseeventos.com.br) .

Refeiçoes

Café

Durante a escola, teremos intervalo para café, com elenco simples de bebidas e acompanhamentos.

Almoço

A Escola providenciou para que os alunos almocem na cantina da Faculdade de Medicina da USP (mais detalhes serão informados no primeiro dia). Este é um almoço custeado pela Escola, sem nenhum custo para os alunos. Você receberá um e-mail com um QR code da FMUSP (O remetente é horus@usp.br). Guarde este e-mail, pois você precisará apresentar este código QR para entrar na Faculdade de Medicina.

Se quiser pagar para comer em outro lugar, também há várias outras opções para almoçar nas proximidades. Dibulgaremosuma lista de restaurantes e recomendações no primeiro dia da Escola. Existem várias opções para almoço nas proximidades. Caso contrário, em todos os dias da Escola, seu almoço está coberto.

Informática e internet

Acesso a internet

Temos um login e senha para lhe dar permissão de acesso sem fio dentro da FSP-USP. Essas senhas serão distribuídas durante o registro. A USP também é associada da Eduroam. Se sua universidade de origem usa esse serviço, você pode acessar essa rede sem fio usando o login e a senha de sua universidade de origem.

Laptops

Se você possui um laptop, nós encorajamos você a trazê-lo para a escola. Ao caminhar pelo campus e fora dele, recomendamos manter seu laptop em uma mochila. As tomadas elétricas no Brasil diferem dos da maioria dos outros países, e você precisará de um adaptador.

Grupo de WhatsApp

Criaremos um grupo de alunos no WhatsApp, moderado por alunos. Esperamos que ajude a criar uma comunidade e também dar apoio aos que não conhecem São Paulo e que gostariam de interagir com outros alunos. Fique à vontade para aceitar o convite.

Políticas da Escola

Protocolo para prevenção de COVID-19

Aqui compartilhamos nossos pensamentos sobre como, juntos, podemos fazer o possível para ter uma reunião sem Covid, garantindo a todos a oportunidade de aproveitá-la plenamente. Embora o Brasil não exija atualmente a apresentação da vacina COVID-19, resultados negativos do teste COVID ou o uso de máscaras faciais na maioria dos locais públicos, incluindo transporte terrestre e aéreo, adotamos um protocolo para evitar a propagação de infecções deste e outros vírus durante nossa reunião.

Acreditamos que ter um protocolo é particularmente importante por dois motivos. Em primeiro lugar, enquanto Escola de formação em “Preparação para Epidemias” com alunos e professores que viajam de todo o mundo para assistir e participar numa imersão presencial, acreditamos que devemos estar empenhados em fornecer um planejamento coerente com o próprio tema da Escola. Em segundo lugar, esperamos que, ao estabelecer um protocolo, possamos garantir que poucos de nós e nossos entes queridos se tornem sintomáticos e também garantir que aqueles que estão doentes ainda possam participar da reunião remotamente. Queremos enfatizar que nos esforçamos muito para organizar esta reunião e sentimos que é nossa responsabilidade coletiva ter um plano.

Assim, propomos o seguinte:Presentation of COVID-19 vaccination record.

  1. Uso de máscara  N-95 durante as atividades em ambientes fechados (serão fornecidas pela Escola).
  2. Teste de antígeno SARS-CoV-2 na chegada (no 1º e 3º dias de atividades e no 1º dia da segunda semana), ou se a pessoa apresentar sintomas suspeitos de infecção respiratória. Os testes de antígenos foram doados pelo Hilab e serão fornecidos pela Escola.
  3. Participação remota de quem desenvolver sintomas compatíveis com covid-19 e testagem repetida. Para aqueles que testaram positivo para SARS-CoV-2, recomendamos que não compareçam às atividades presenciais por cinco dias, contados a partir do primeiro dia de sintomas. Após estes prazo, se o resultado do teste for negativo, o teste deve ser repetido após 48 horas. A Escola fornecerá testes rápidos de antígeno SARS-CoV-2.
  4. A Escola oferece seguro de saúde para viajantes, para emergências. Se os sintomas exigirem atenção médica, a equipe da escola garantirá que um profissional médico o atenda.
  5. Além disso, recomendamos o uso de máscaras faciais N-95 durante a viagem, o que acreditamos aumentará suas chances de não ser infectado e aproveitar ao máximo o encontro.

Se você testou positivo para SARS-CoV-2

  • Iremos fornecer-lhe apoio para obter a cuidados médicos, se necessário.
  • Forneceremos a você um quarto individual no hotel (seu ou em outro próximo) ou o mudaremos para compartilhar um quarto com alguém que também testou positivo.
  • Você não poderá comparecer às atividades presenciais enquanto  testar positivo para SARS-CoV-2.
  • Você não deve fazer suas refeições no restaurante. O serviço de quarto será fornecido para você.
  • Você repetirá o teste de antígeno SARS-CoV-2 no dia 4, após o primeiro teste positivo e, se negativo, testará novamente no dia 5 e, se negativo, poderá retornar às ativdiades presenciais.
 

Política quanto a assédios e outras condutas não adequadas

O objetivo da Escola é contribuir para o desenvolvimento profissional e intercâmbio acadêmico e educacional dos participantes, para garantir que nossas sociedades estejam mais bem preparadas para lidar com emergências futuras. Portanto, o assédio de alunos, colegas e outros participantes é considerado pela Escola como uma forma grave de má conduta profissional.

Participação e avaliação

Os participantes que cumprirem com sucesso os requisitos de frequência receberão um certificado de conclusão. Os certificados não serão emitidos se a sua frequência for inferior a 75% das sessões. A frequência será registrada pela Secretaria da Escola duas vezes ao dia e o percentual de frequência será baseado na tabulação de ambas as sessões contabilizadas como aulas separadas. A Secretaria registrará a presença durante os primeiros 15 minutos de aula pela manhã e na última meia hora de aula à tarde. A frequência das aulas só será concedida aos participantes que frequentaram as sessões específicas da manhã e da tarde. A Política de Frequência da Escola é rígorosa, e  nenhuma alteração será feita retrospectivamente para ajustar a lista de presença. 

 

Certificados

Serão concedidos a todas estudantes que atenderem aos requisitos de participação acima.

Avaliação da Escola

Está pervista uma avaliação realizada pelos estudantes, por meio de um formulário, com garantia de anonimato. Os dados obtidos serão usados de forma agregada no relatório a ser apresentado aos nossos finaciadores e instituições participantes.

Outras informações úteis

Traje

O traje é informal. Não serão necessários paletós e gravatas ou trajes semelhantes. Se você costuma sentir frio, traga um agasalho leve, pois as salas de aula e os laboratórios são climatizados (embora você tenha acesso aos controles). É frequente ter chuva  no final da tarde, por isso, traga também um guarda-chuva, ou capa.

Segurança

São Paulo – como a maioria das grandes cidades do mundo – sofre com a criminalidade. Com alguns cuidados básicos, é possível evitar problema,  e a grande maioria dos alunos tem uma estadia tranquila. Mesmo dentro dos campi das Universidades podem ocorrer furtos de oportunidade: eles acontecem principalmente com quem anda desatento(a) com um celular visível, laptop, joias chamativas – ou algo do tipo. Se você evitar exposiaçõa ostensiva de itens de valor e manter-se atento(a), é menos provável que seja alvo de tais crimes. Também recomendamos evitar andar sozinho(a) em áreas mais isolados e escuras. Além disso, evite usar o celular nas ruas, ou use-o brevemente, se estritamente necessário. Por favor, mantenha seus telefones celulares, laptops e quaisquer outros objetos de valor com você o tempo todo para evitar problemas e nos avise se precisar de ajuda.

Perdidos e achados

Se encontrar ou perder algum item, por favor deixe-o na secretaria da Escola.

Emergências

Em caso de emergência e caso não seja possível se comunicar com a Secretaria ou organizadores da Escola, o telefone do serviço de segurança da universidade (Guarda Universitária) é +55 (11) 3091-4222, e a polícia pode ser contatada pelo número 190.

ESPCA_vertical

Escola São Paulo
de Ciência Avançada em
Preparação para
Enfrentamento de Epidemias