Início • Organizadoras e Organizadores

Organizadoras e Organizadores

Conheça o comitê de organização da Escola São Paulo de Ciência Avançada em Preparação para Enfretamento de Epidemias 2023

Lorena G. Barberia

Lorena Barberia (FFLCH-USP) é professora associada do Departamento de Ciência Política da Universidade de São Paulo (USP).

A Dra. Barberia ensina Métodos Quantitativos para ciência política e pesquisa política. Seu trabalho recente analisa os determinantes das respostas políticas subnacionais e nacionais à pandemia da COVID-19 no Brasil. Ensina também métodos quantitativos para cursos de graduação e pós-graduação no Departamento de Ciência Política.

Ela é fundadora e coordenadora científica da Rede de Pesquisa Solidária em Políticas Públicas e Sociedade, uma rede multidisciplinar de pesquisa que busca melhorar o padrão, calibrar o foco e melhorar a qualidade das políticas dos governos federal, estadual e municipal. Ela também é membro do Observatório Covid-19 BR, uma iniciativa independente que dissemina informações de qualidade sobre a atual pandemia da COVID-19 com base em dados atualizados e metodologia científica.

Em 2020, ela recebeu um prêmio por suas contribuições à ciência pela USP (Mulheres na Ciência – Destaques 2020).

Google Scholar

Maria Amélia Veras​

Maria Amelia Veras (FCMSCSP) é professora de Epidemiologia no Departamento de Saúde Coletiva da Faculdade de Medicina da Santa Casa de São Paulo, onde coordena o programa de Pós-graduação Acadêmico em Saúde Coletiva (mestrado e doutorado).

A Dra. Maria Amélia tem mais de 25 anos de experiência na condução de estudos epidemiológicos relacionados ao HIV / AIDS no Brasil, especialmente focados na comunidade LGBTQIA+. Ela é a líder do grupo de pesquisa NUDHES (Saúde, Sexualidade e Direitos Humanos da comunidade LGBTQIA+). Seus interesses de pesquisa incluem estigma e seu papel nas desigualdades em saúde que afetam esta população no Brasil, barreiras ao acesso ao HIV/AIDS e prevenção e cuidados de outras doenças sexualmente transmissíveis.

Membro do Observatório COVID-19 BR, uma iniciativa independente formada para disseminar análises e informação de qualidade sobre a pandemia de COVID-19 com base em dados atualizados e métodos científicos robustos.

Google Scholar

Renato Mendes Coutinho

Renato Mendes Coutinho (UFABC) é professor associado da Universidade Federal do ABC. Ele é bacharel em Ciências Moleculares pela Universidade de São Paulo (2008) e mestre (2010) e doutor em Física pelo Instituto de Física Teórica (Unesp, 2015).

Tem experiência em Física, com ênfase em dinâmica não-linear, e em Matemática Aplicada, com ênfase em Modelagem Matemática aplicada à biologia de populações, Ecologia Teórica e Epidemiologia.

Ele é membro do Observatório Covid-19 BR, e contribuiu extensivamente para os esforços de modelagem da epidemia do SARS-CoV-2 no Brasil.

Google Scholar

Roberto André Kraenkel​

Roberto André Kraenkel (IFT-UNESP) é professor de Física no Instituto de Física Teórica da Universidade Estadual Paulista, em São Paulo, Brasil.

Ele é doutor em Física e fez um pós-doutorando no Institut des Hautes Études Scientifiques, região parisiense, França. Foi também pesquisador convidado nas Universidades de Montpellier, Lyon e Marselha. A sua linha de pesquisa é no campo da modelagem da dinâmica de doenças infecciosas.

Ele é membro do Observatório Covid-19 BR e tem contribuído para os esforços de modelagem da epidemia de SARS-CoV-2 no Brasil.

Google Scholar

Paulo Inácio Prado​

Paulo Inácio Prado (IB-USP) é professor-doutor do Instituto de Biociências da Universidade de São Paulo.

Paulo é um ecólogo que combina pesquisa empírical e modelagem para investigar processos que geram e mantém os padrões de biodiversidade. Paulo também tem interesse em dinâmicas evolutivas e epidemiológicas, e em ciência aplicada.

Ele é um dos membros do Observatório COVID-19 BR

Google Scholar | CV Lattes

Maria Rita Donalísio

Maria Rita Donalísio (FCM-Unicamp) é epidemiologista e professora titular do Departamento de Saúde Coletiva da Faculdade de Ciências Médicas da Universidade Estadual de Campinas, São Paulo.

Ela trabalha com epidemiologia de doenças infecciosas e vigilância epidemiológica, particularmente em zoonoses de importância para a saúde pública, com foco na perspectiva da Saúde Única. Ela coordena projetos de pesquisa em epidemiologia de (re)infecções emergentes e análise espacial em colaboração com o Instituto de Biodiversidade da Universidade de Kansas e Universidad Autonoma de Puebla, México. Ela acompanha e assessora a “sala de situação” no Departamento de Saúde do município de Campinas, SP, para monitoramento, controle e intervenção em eventos de relevância para a saúde pública.

Ela é membro do Observatório Covid-19 BR.

Google Scholar

Verônica Coelho

Verônica Coelho (HC-USP),  é doutora em Imunologia pela Universidade de São Paulo (1994), com parte de seu trabalho de doutorado desenvolvido no Massachusetts Institute of Technology (MIT), EUA, em colaboração com a Dr. Susumu Tonegawa (1992).

Atualmente, ela é pesquisadora médica no Laboratório de Imunologia do Instituto do Coração (InCor) da FMUSP. Nos últimos anos, ela estabeleceu parcerias multidisciplinares, tais como com a biologia de sistemas, para estudar a tolerância imunológica em transplantes humanos e, nesta perspectiva, realizou um estágio sabático no King’s College London. Membro do Observatório Covid-19 BR

Ela é uma das principais pesquisadoras do Instituto Nacional de Ciência e Tecnologia para Pesquisa em Imunologia, no qual coordena projetos de pesquisa em Imunologia de Transplante, Autoimunidade e Imunorregulação, bem como a plataforma de Ensino e Interação com a sociedade.

Google Scholar

Oswaldo Cruz

Oswaldo Gonçalves Cruz (Fiocruz/RJ) é doutor em Engenharia Biomédica pela COPPE/UFRJ (2004), com um período no departamento de matemática e estatística da Universidade de Lancaster, Reino Unido, em 2000/2001. Ele faz parte do Departamento de Computação Científica (PROCC) da Fiocruz, é membro permanente do programa de Epidemiologia e Saúde Pública da ENSP/FIOCRUZ e também foi membro permanente do programa de Biologia Computacional da IOC/FIOCRUZ.

As principais áreas de especialização são: análise de dados espaciais, vigilância epidemiológica, análise espaço-temporal, violência, métodos de análise de microáreas, mineração de dados e bioestatística.

Google Scholar

Guilherme L. Werneck

Guilherme L. Werneck (IMS-UERJ) é professor titular do Departamento de Epidemiologia da Universidade do Estado do Rio de Janeiro e do Instituto de Estudos de Saúde Pública da Universidade Federal do Rio de Janeiro. Ele foi cientista visitante no Departamento de Saúde Global e População da Harvard T. H. Chan School of Public Health/HSPH e é pesquisador sênior do CNPq, e foi membro do “Painel Consultivo de Especialistas em Doenças Parasitárias (Leishmaniose) da OMS”. Ele foi Coordenador dos Programas de Pós-Graduação em Saúde Pública da CAPES (2014-2018).

Sua pesquisa se concentra na epidemiologia das doenças infecciosas, com particular interesse na identificação de determinantes socioeconômicos e ambientais da ocorrência e propagação de doenças tropicais negligenciadas (principalmente a leishmaniose visceral), uso de análise de dados espaciais, sistemas de informação geográfica e detecção remota em epidemiologia e saúde pública; urbanização e saúde; uso de métodos epidemiológicos e estatísticos em ciências da saúde.

Google Scholar

Ester Sabino

Ester Sabino (FMUSP e ITpS) é médica e professora do Instituto de Medicina Tropical da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo. Durante a fase inicial de sua pesquisa, seu trabalho se concentrou na diversidade do HIV. Após retornar ao Brasil, ela colaborou com o Programa de AIDS do Ministério da Saúde brasileiro para estabelecer uma rede de laboratórios para realizar testes de carga viral e de resistência a drogas.

Em 2005, ela organizou uma rede de bancos de sangue para participar do programa NHLBI/NIH REDS, focado na segurança do sangue. Em 2011 ela entrou para a Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo e liderou o estabelecimento de grandes coortes de doadores de sangue com doença de Chagas e anemia falciforme. Ela atuou como Diretora do Instituto de Medicina Tropical de 2015-2019. Desde 2015, ela tem participado do esforço internacional para estabelecer uma resposta rápida em pesquisa de novas doenças emergentes. Ela publicou mais de 300 artigos revisados por pares e treinou diretamente mais de 50 estudantes de pós-graduação em pós-doutorado. Ela é membro da Academia Brasileira de Ciências e recebeu a medalha Armando de Oliveira Salles da Universidade de São Paulo.

Google Scholar

Anderson Brito

Anderson F. Brito é um virologista e bioinformata com mais de 10 anos de experiência nessas áreas. Atualmente, ele é pesquisador científico no Instituto Todos pela Saúde (ITpS), em São Paulo (www.itps.org.br). No ITpS, ele coordena iniciativas de análise de dados para vigilância de doenças infecciosas em tempo oportuno.

Ele possui um doutorado em Biologia Computacional pelo Imperial College London, com pós-doutorado na Yale University (School of Public Health). Em sua pesquisa ele desenvolve ferramentas computacionais para investigar a emergência, disseminação geográfica e evolução molecular de vírus usando dados biomoleculares.

Ele é membro afiliado da Academia Brasileira de Ciências (ABC). É também membro do #TeamHalo, uma iniciativa de comunicação científica das Nações Unidas (ONU) que combate a desinformação em saúde pública.

Monica de Bolle

Monica Baumgarten de Bolle é economista, pesquisadora-sênior do Peterson Institute for International Economics em Washington, DC, e professora da Johns Hopkins University.

Autora de diversos livros e artigos sobre economia brasileira, desigualdade e pobreza, políticas monetária e fiscal, entre outros temas, tem se dedicado desde 2020 a entender os impactos sobre a saúde e a economia provenientes da pandemia. Nesse sentido, além de publicar textos que relacionam as duas áreas, concluiu em 2022 o Mestrado em Imunologia e Microbiologia na Georgetown University.

Monica trabalhou como economista no Fundo Monetário Internacional de 2000 a 2005 e é PhD em Economia pela London School of Economics and Political Science.

Peterson Institute for International Economics

ESPCA_vertical

Escola São Paulo
de Ciência Avançada em
Preparação para
Enfrentamento de Epidemias