Site da USP
\ Universidade de São Paulo - Sites > Laboratório de Etnopsicologia > Divulgação > Defesa de Dissertação: Religião e Memória Social Afro-Brasileira em Ribeirão Preto.

Juliana Barros Brant Carvalho

Nesta investigação busca-se compreender como o sistema religioso da umbanda entrelaça-se às biografias dos seus dirigentes, os quais configuram e são configurados por essa tradição afro-brasileira. Para tanto, acompanharam-se as cerimônias religiosas e entrevistaram-se quatro lideranças em dois terreiros na região de Ribeirão Preto. Interagiu-se com a comunidade pesquisada em posição de consulente. Foram feitos registros em caderno de campo, fotográficos, vídeos e áudio. Fez-se ainda uma análise cuidadosa sobre a relação do pesquisador com o campo, interligando pesquisa empírica e reflexão teórico-metodológica. Encontrou-se que a heterogeneidade da religiosidade umbandista agrega a diversidade do coletivo. Conceitos externos aos significados da tradição não parecem ser úteis para se compreender essa religião não dogmática nem excludente de divindades nem pessoas. Os recursos culturais e simbólicos mostram-se fundamentais para subsidiar a manutenção de memórias antigas. A característica da multiplicidade umbandista não está no trânsito e convivência entre pertenças religiosas, mas é inerente ao modo próprio de ser. Palavras-chave: Memória Social, Cultos Afrobrasileiros, Etnopsicologia.

A defesa de mestrado da dissertação será aberta ao público.

27/10/2016

Sala de Seminários 2 – Bloco 4

Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Ribeirão Preto – Universidade de São Paulo